OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE ROBÓTICA - ALUNOS DA EMEF AMÉLIA E SESI UNEM EQUIPES PARA PARTICIPAR DA VI EDIÇÃO

Prefeitura M. de Ourinhos 20/06/2012 - 13:04:58 Cidade

No último dia 09, os alunos do 7º, 8º e 9º anos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” e alunos do SESI de Ourinhos, participaram juntos da VI Edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em São Bernardo do Campo/SP.
Durante a competição, os alunos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” e do SESI, compuseram equipes mistas e compartilharam conhecimentos e equipamentos e assim puderam, em parceria, enfrentar escolas particulares de todo o Estado de São Paulo.
A competição foi disputada no Ginásio de Esportes da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e contou com a participação de 17 equipes dentre as quais, três eram ourinhenses: TecnoStorms que ficou com o 7º lugar; a TecnoDroid (10ª colocação) e a TecnoLego (14º lugar).

Importância do evento
Após a competição, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, parabenizou o desempenho e conquista dos alunos e professores e a parceria entre a Rede Municipal de Ensino e o SESI, que contou com apoio do Prefeito Toshio Misato e falou sobre a importância da utilização das novas tecnologias para o aprendizado dos alunos. “A tecnologia é o futuro da nova geração e nossos alunos têm muito potencial, faz-se necessário mostrar a eles o quanto eles podem fazer. Acreditar na capacidade deles é essencial para que cresçam cada vez mais confiantes e possam aprimorar cada vez mais suas habilidades”, afirmou.

A competição
Os robôs construídos pelos alunos da EMEF Amélia conseguiram passar por vários desses desafios. Uma das equipes, a TecnoDroid, no primeiro round chegou a fazer 210 pontos e a arena valia no total 295 pontos. Já a equipe TecnoLego, fez 185 pontos no 2° round e a TecnoStorms, por sua vez, teve o melhor desempenho de todas nos três rounds disputados, ficando em 7° lugar no ranking final.
O desafio proposto era o RESGATE, que consiste em uma arena feita em MDF, dividida na passagem de três salas, com uma rampa com inclinação de 20° e 1,30m de comprimento em que o robô deveria percorrer um trajeto aleatório por uma linha preta, desviar e ultrapassar vários obstáculos até encontrar a suposta vítima (uma latinha de refrigerante) na terceira sala (no andar superior após passar pela rampa). A competição consistia de três rounds com somatória das duas melhores pontuações e o desempate seria por melhor tempo.

Elogios dos organizadores
Esta Edição da Olimpíada Brasileira de Robótica foi a em que as equipes ourinhenses tiveram o melhor desempenho e isto se deve a sua dedicação, embora os alunos tenham tido apenas uma semana de treinamento, além do uso de equipamentos mais modernos e com mais recursos tecnológicos.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação fez novas aquisições de Kits de Robótica para as Escolas Municipais, o que deixou os alunos muito animados e confiantes.
Durante a competição, as equipes ourinhenses foram elogiadas por sua determinação, empolgação e qualidade das apresentações. A viagem longa que os alunos fizeram para participar do Torneio também foi comentada pelos organizadores. “Mesmo visivelmente cansados após viajarem mais de 400 km de distância, até o fim não deixaram de lado por um minuto a vibração e o entusiasmo”, disseram.

Publicidade

Parceiros