EMOÇÃO MARCA INAUGURAÇÃO DO “ORQUIDÁRIO ESPERANÇA”, IDEALIZADO PELO FUNDO SOCIAL E CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO

Prefeitura M. de Ourinhos 10/12/2010 - 17:08:01 Cidade

O Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos e o Centro de Ressocialização – CR, inauguraram na manhã da última quarta-feira, 08, o “Orquidário Esperança”. A solenidade, que contou com a presença do Prefeito Toshio Misato, foi um momento de muita emoção para os presentes, que puderam ver a concretização de um sonho, que está fazendo a diferença na vida dos reeducandos. Através do cultivo de orquídeas eles estão tendo uma oportunidade, pois o projeto tem como objetivo ensinar uma profissão aos internos e reciclar orquídeas. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, explicou como ‘nasceu’ o “Orquidário Esperança”. “Em março deste ano, visitamos um Orquidário da região para falar sobre o ‘Projeto Floricidade – reciclando Orquídeas’, e trouxemos um saco com esfagno, que na verdade é uma espécie de musgo, usado no cultivo de pequenas plantas. Quis o destino, ou Deus, que nosso conselheiro Ronaldinho, ficasse com esse material, quando ele veio com a notícia que havia muitas mudinhas de orquídeas, mais de 100. Mas e ai, o que fazer com elas? Quando então, na semana seguinte, fizemos uma ação do Projeto e a Drª Suely me propôs: Vamos fazer um Orquidário no CR? Pensei: achei uma ‘mãe’ para as mudinhas! Assim começou o Orquidário”. Yoko agradeceu ao apoio do Prefeito Toshio e da Secretaria de Meio Ambiente, que através do Biólogo Molina, orienta o projeto. “Agradeço também aos voluntários e conselheiros do Fundo Social. Aos reeducandos digo que continuem acreditando em Deus. Guardem em seus corações o nosso carinho, seus sonhos e a Esperança”, disse, emocionada a Presidente do Fundo Social.


Autoridades elogiam o “Orquidário CR”

O Prefeito Toshio Misato cumprimentou os 5 reeducandos envolvidos no projeto do “Orquidário Esperança” e também tocado pela emoção do momento, ao ver sonhos se transformando em realidade, disse que, “essa é uma das inaugurações onde muito me emociono. Para essas pessoas que plantaram essas mudas de orquídea, viram crescer e estão vendo florescer, isso tem um grande significado. Nesse mundo de violência, incertezas, onde não se sabe o que se vai encontrar pela frente, vamos tentar dar uma mão para as pessoas não se tornarem infratoras. O ato de plantar tem um significado principal que é o conceito da vida, que nos ensina que é preciso plantar, adubar e semear para colher! Estão aqui no CR os reeducandos que quiseram colher sem plantar, mas agora estão aprendendo, de forma muito clara, como isso funciona e, com certeza, se tornarão outros homens após essa experiência. Quero parabenizar a Yoko que tanto se dedica para cada projeto e aos voluntários do Fundo Social. A Yoko tem fé, acredita nos projetos e isso fez com que a Drª Suely encampasse esse projeto, assim como outras entidades, empresas que acreditam nos demais projetos do Fundo. Parabéns a todos os envolvidos neste Orquidário!”. Em nome da Câmara Municipal, o vereador Fauez Salmen elogiou a iniciativa. “O Fundo Social e o CR, através desta realização estão dando aos detentos que aqui estão, um exemplo de cidadania, respeito humano, de poder estender a mão. Parabéns a todos vocês. Recebam os aplausos da Câmara, que representa o povo. O nosso muito obrigado”. O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Corrêa Leite parabenizou a iniciativa e agradeceu a parceria estabelecida, “pois a visão das pessoas que estão juntas é importante, porque aqui vemos a questão não apenas da reciclagem da orquídea, mas também da inclusão social, da capacitação. Agradeço aos técnicos da nossa Secretaria. Parabéns a todos os envolvidos”. Em meio a muita emoção, a Diretora Técnica da Divisão do CR, Drª Suely agradeceu a Deus e falou sobre o Orquidário Esperança, destacando que, “esse projeto só está dando certo porque aqui foram agregados dois valores, por um lado a Yoko querendo preservar as orquídeas, o meio ambiente e florescer a cidade e eu, querendo qualificar mão de obra. Nosso trabalho é voltado à qualificação profissional e alfabetização do preso. Esses dois valores agregados deram resultado, pois estamos conseguir mudar o olhar dos reeducandos. Além de cultivar orquídeas, eles pensam em preservar o meio ambiente. Agradeço ainda ao meu parceiro, Dr. Gilberto e a Yoko por acreditarem nessa parceria”, enalteceu. Também prestigiaram a inauguração do “Orquidário Esperança” a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Fernandes, Secretários Municipais, o Vereador Frednês Corrêa Leite, o Presidente da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), Gilberto de Oliveira, dentre outras autoridades e convidados.


Parceiros que acreditaram no “Orquidário Esperança”

De acordo com a Presidente do Fundo Social Yoko Misato, para que a história do Orquidário Esperança tivesse continuidade, “contamos com parceiros fundamentais, como a Mariê, da Matiê Flores, que conseguiu mudas consolidadas que permitiram aos nossos reeducandos, em pouco tempo, ver as orquídeas florescendo. Tivemos ainda a dedicação da Patrícia, funcionária da Prefeitura, que visitou o CR e compartilhou seu conhecimento. Agora, passados quase 9 meses, celebramos o ‘Orquidário Esperança’, que conta com cerca de 1.700 orquídeas, mas tudo isso não teria se tornado realidade sem a determinação da Drª Suely que também buscou parcerias e encontrou o Sr. Edson Zanin”, destacou. Edson Zanin é proprietário de um Orquidário em Pederneiras/SP e explicou como se deu a parceria. Segundo Zanin “tudo começou quando me encontrei em um Orquidário com uma pessoa pedindo informações sobre como cultivar orquídeas. Foi ai que a Drª Suely me disse que era diretora de um CR e falou sobre o projeto do orquidário no CR. Me interessei de imediato pelo projeto por envolver uma questão pessoal que era a de ter um filho num presídio. Passado alguns dias, vim a Ourinhos conhecer o CR, trazer a primeira doação de mudas e conhecer o Orquidário Esperança, com uma estrutura que não pensávamos. Tenho certeza que esse é um caminho para os reeducandos saí

Publicidade

Parceiros