IGREJA PRESBITERIANA DE OURINHOS COMEMORA 153 ANOS DE PRESBITERIANISMO NO BRASIL COM AULA E LANÇAMENTO DE LIVRO

Eunice Corrêa Sanches Belloti 29/08/2012 - 10:49:20 Diversos

No mês de aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil, na comemoração de seus 153 anos de história (1859-2012), a Igreja Presbiteriana de Ourinhos comemorou a data com uma aula especial sobre Simonton, o pioneiro do presbiterianismo em nosso país.
Essa aula foi ministrada por Tiago H.B.Watanabe, doutor em História pela UNESP e membro da Igreja.
Nascido em Itapeva, ele passou sua infância desde os cinco anos em Ourinhos, estudando nas escolas Colégio Drummond e Colégio Santo António, saindo da cidade com dezessete anos para fazer sua graduação em História na UNICAMP. (Posteriormente, lecionou em cursos pré-vestibulares das regiões de Campinas e Franca e dedicou-se ao estudo acadêmico sobre o protestantismo brasileiro.
Em sua argüição Dr. Tiago comentou sobre quem foi o Reverendo Simonton e sua importância para a história do protestantismo brasileiro, suas experiências de vida, de vocação e sua visão empreendedora para a época.
O Reverendo Simonton nasceu no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1833 e em 1859, após ter se formado no Seminário Teológico de Princeton, foi enviado para o Brasil como missionário pela Junta Presbiteriana de Missões no Exterior, fundando a primeira Igreja Presbiteriana em nosso país, formou o primeiro seminário evangélico e implantou o primeiro jornal protestante na América Latina.
Por ocasião da Escola Dominical o Dr. Tiago fez o lançamento de seu livro “ASHBEL GREEN SIMONTON - Um peregrino em terras tropicais?”, o livro faz parte da Coleção Perfis Protestantes, editada recentemente pela editora Novos Diálogos.

Ourinhos, 29 de agosto de 2012.

Eunice Corrêa Sanches Belloti

Publicidade

Parceiros