FUNDO SOCIAL DOA UNIFORME PARA CORAL SALEM ABUJANRA

Prefeitura M. de Ourinhos 16/12/2010 - 13:40:01 Cidade

Em clima de muita emoção, aconteceu na noite da última 5ª feira, 09, na Praça Mello Peixoto, a apresentação de 111 alunos do Coral da EMEF Dr. Salem Abujamra, como parte das comemorações do aniversário dos 92 anos de Ourinhos.O grande diferencial nesta apresentação foi o uniforme dos alunos, que por meio de uma ação solidária do Fundo Social de Ourinhos, doou as quase 500 peças de roupas, sendo que as 45 meninas usaram salopetes e os 66 meninos bermudas e suspensórios, confeccionados por um grupo de costureiras do projeto geração de renda do Centro Municipal de Formação Profissional. O Fundo Social também doou 222 camisetas, sendo 2 para cada aluno, a doação de 111 tênis e mais 111 pares de meia, completando o uniforme do Coral, como incentivo às crianças que se apresentam como ‘gente grande’. A doação foi solicitada pela Diretora Nair Moreira de Mello e pela professora de Arte, Roberta Cláudia Carrero Pereira. Prestigiaram o evento, o Prefeito Toshio Misato, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yoko Misato, o Secretário de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, Autoridades, Voluntários e Conselheiros do Fundo Social, Pais de alunos da rede municipal e a população presente na Praça.

A DOAÇÃO

O Prefeito Toshio Misato relembrou como foi despertado o interesse do Fundo Social em realizar esta doação dos uniformes para os alunos da EMEF Dr. Salem Abujamra. “Em setembro desse ano, no Dia da Árvore, o Coral fez uma apresentação na Fapi e como fiquei encantado com a disciplina e o entusiasmo das crianças, comentei com a Yoko, que prontamente ficou interessada em auxiliá-lo. Por isso, agradeço a Yoko e ao Fundo Social por este belo trabalho solidário”.
Toshio ainda ressaltou: “Quero parabenizar a professora Roberta, parabenizar os alunos pelo entusiasmo e a Diretora Nair pelo incentivo a este Coral e ao Secretário Chíxaro. Como Prefeito, estou extremamente orgulhoso de ter na nossa rede municipal, crianças com essa capacidade artística que deram um verdadeiro show ajudando a comemorar os 92 anos da cidade de Ourinhos”. O Prefeito ainda parabenizou as costureiras do Centro Profissionalizante que confeccionaram as roupas dos alunos do Coral. A emoção também tomou conta dos pais, que foram assistir a apresentação, como destaca Miriam Soares Inácio. “Senti muito orgulho quando vi meu filho Wesley e os demais amigos da escola, todos uniformizados no coral. Agradeço a Yoko e ao Toshio por este incentivo a mais e a valorização que estão dando às nossas crianças. Após participar do coral, meu filho ficou mais desinibido”, disse. Para Isabel de Azevedo, mãe de Giovani, também foi muito importante esta doação. “Fiquei muito feliz e orgulhosa ao assistir a apresentação do Coral, porque meu filho ficou tão bonito com aquele uniforme. Também fiquei contente porque o Prefeito elogiou as crianças bairro Orlando Quagliato, por cantarem tão bem e com disciplina”.

O CORAL SALEM ABUJAMRA

A EMEF Dr. Salem Abujamra oferece Projeto de Enriquecimento Curricular de Oficina de Texto e Grupos de Estudo Intensivos de Língua Portuguesa e Matemática, além dos Projetos em Parceria com o CRAS II: Capoeira, Artes Circenses e Canto. Com o foco de resgatar cantigas folclóricas, o coral da EMEF Salem Abujamra, iniciou os seus ensaios em agosto de 2010, nas aulas de Arte, para uma apresentação na Unidade escolar. A partir daí, as próprias crianças não quiseram mais parar de cantar. A musicalização infantil através da prática de canto coral, coordenada pela Professora Roberta, tem sido um poderoso instrumento que desenvolve na criança, além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e, inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo, facilitando assim, o bom rendimento escolar do aluno. O Coral possui um repertório variado, desde a música popular, a música folclórica e músicas compostas por Thelma Chan, sendo que os alunos da EMEF Salem Abujamra encantaram os presentes com as canções: Oi; Escravos de Jô; Passa-Passa Gavião; Bola Bailarina; Que Delícia; Urso Medroso; Vem Barnabé; Fauna Brasileira; A Paz de Thelma Chan; A Paz de Roupa Nova; Vem que Está Chegando o Natal e Fim de Ano.

Publicidade

Parceiros