PREFEITO TOSHIO RECEBERÁ O “SELO AMIGO DO CATADOR” DAS MÃOS DO PRESIDENTE LULA

Prefeitura M. de Ourinhos 17/12/2010 - 12:30:55 Cidade

Ourinhos é a única cidade do Estado de São Paulo que será premiada durante o Encontro Internacional de Catadores

A cidade de Ourinhos, através do Prefeito Toshio Misato será premiada com o “Selo Amigo do Catador” na próxima semana, no Encontro Internacional de Catadores, que vai acontecer de 21 a 23 de dezembro, durante a “Reviravolta Expocatadores 2010”, no Mart Center em São Paulo. Toshio é o único Prefeito do Estado de São Paulo que será premiado, juntamente com outros 4 Prefeitos do Brasil. A conquista do prêmio será entregue ao Prefeito Toshio Misato que estará no evento juntamente com a Presidente da Cooperativa Catadores de Materiais Recicláveis de Ourinhos, Matilde Ramos da Silva. A solenidade será realizada na próxima quinta-feira, dia 23, na presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da Presidente eleita, Dilma Rousseff.
A notícia da conquista foi comemorada durante reunião entre o Prefeito Toshio; o Superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), Haroldo Maranho; o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Diógenes Corrêa Leite e a Presidente da Cooperativa, Matilde, na última quinta-feira, 16, ocasião em que Toshio elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo “Recicla Ourinhos”. Orgulhoso pelo fato de Ourinhos ser a única cidade do Estado de São Paulo a participar do Encontro Internacional de Catadores e ser premiada, o Prefeito Toshio externou sua alegria: “Esse prêmio representa muito para nós. Temos orgulho da Prefeitura, através da SAE, ser parceira da Cooperativa dos Catadores, que faz a reciclagem do lixo da nossa cidade. É um orgulho ser contemplado com o ‘Selo Amigo de Catadores’, numa solenidade em que o Presidente da República estará presente, vários países da América Latina, assim como ministros, deputados, enfim, é uma grande honra para a cidade, para a Prefeitura, estar presente nesta solenidade, juntamente com a Matilde que também vai representar todos os catadores”, afirmou. Haroldo Maranho explicou que a conquista do prêmio se deu em razão do trabalho que a SAE vem realizando junto a Cooperativa dos Catadores de Ourinhos, sendo um trabalho pioneiro no Estado. Ele também destacou que, “esse reconhecimento do Governo Federal representa muito para a Prefeitura, para a SAE. Tanto nós, quanto o pessoal da Cooperativa conseguimos nos estruturar e agora temos o trabalho reconhecido com esse prêmio. Agradeço ao Prefeito Toshio e a Cooperativa dos Catadores, através da Matilde. O contrato com eles será renovado, porque a reciclagem já faz parte das atividades da SAE”.

Cooperativa de Catadores de Ourinhos comemora a conquista do prêmio

Para Matilde Ramos, que além de representar o Recicla Ourinhos no evento, será a Mestre de Cerimônias do Encontro, representando todos os catadores, “isso representa o reconhecimento do nosso trabalho. Temos participado desse movimento social há muito tempo, desde 2005. Já fomos para Bahia, para Manaus, para falar sobre a coleta seletiva, ensinar como é a contratação dos catadores. A nossa dedicação foi reconhecida com esse prêmio, que só conseguimos graças a essa parceria que existe entre a Cooperativa e a Prefeitura, através da SAE”, declarou. Questionada sobre sua participação como Mestre de Cerimônia do Encontro Internacional de Catadores, Matilde demonstrou sua emoção, ao relatar que, “não esperava ser convidada, pois concorri com uma catadora de Belém/PA e ser escolhida me deixou com um pouco de medo, mas como já passei por outras experiências de falar em público, vou conseguir. Pra mim é uma realização pessoal, pois para quem passou 20 anos no lixão, essa é pra mim e para o Recicla Ourinhos, uma grande conquista. Agradeço ao Prefeito Toshio e ao Haroldo, porque hoje a SAE não é apenas parceira, ela faz parte da família da nossa Cooperativa. Com essa premiação, ficamos orgulhosos de mostrar ao Prefeito a nossa força, pois a Cooperativa vai levá-lo a um evento internacional para receber o ‘Selo Amigo do Catador’, estamos muito felizes”, enalteceu.

Objetivo do Encontro

O encontro Internacional de Catadores vai abordar temas ligados à profissionalização dos catadores de materiais recicláveis; vai abordar questões quanto à importância da inclusão social no aspecto da dignidade humana e vai falar sobre a lógica de remuneração da prestação de serviços de coleta seletiva e seu papel para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da reciclagem. Ourinhos foi convidada a participar de um painel onde será abordada a questão das “Experiências de contratação das Organizações de Catadores como prestadores de serviço de coleta seletiva municipal”. No dia 23, quando o Prefeito Toshio receberá o “Selo Amigo do Catador”, os participantes do encontro participarão do “Natal do povo de rua e catadores”, com o Presidente Lula e a Presidente eleita, Dilma Rousseff. No encontro será feita ainda a assinatura do decreto Pró-Catador; assinatura de acordos de cooperação e convênios com o Governo Federal e parceiros; acordo de cooperação Banco do Brasil e MNCR/ANCAT – Inclusão Bancária do Catador e Desenvolvimento Regional Sustentável – entrega de cartões e por fim, do ato solene de homenagem do “Selo Amigo do Catador”.

Publicidade

Parceiros