MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA

Prefeitura M. de Ourinhos 09/11/2012 - 10:19:07 Diversos

Equipes de Robótica da EMEF Amélia conquistam 5 Bolsas CNPq /ICJ

Os alunos das equipes de Robótica da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” que participaram no último mês de outubro, juntamente com a professora de Robótica, Cristiane Grava Gomes, da Mostra Nacional de Robótica (MNR), ocorrida em Fortaleza/CE, cujo evento aconteceu em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR), as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Workshop de Robótica Educacional (WRE) e o I Simpósio Brasileiro de Robótica/Latim American Robotics Symposium (SBR/LARS) foram contemplados no início de novembro, com 5 Bolsas CNPq/ICJ - Iniciação Científica Júnior, após avaliação e aprovação de 2 projetos apresentados pelas equipes.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “este é um marco para a Educação Municipal de Ourinhos que no ano passado já havia recebido 04 Bolsas e agora este ano é contemplado com mais 05, na área da Robótica. Além do incentivo e apoio que estes jovens estão recebendo do Governo Federal, a Prefeitura, por iniciativa do Prefeito Toshio Misato, também têm investido maciçamente em equipamentos e capacitação, pois a educação tecnológica se faz necessária frente aos desafios da modernidade e os nossos jovens serão a chave para esse futuro não tão distante”.

Objetivo da MNR
A MNR (Mostra Nacional de Robótica) têm a finalidade de divulgar e premiar os melhores trabalhos de todo o Brasil e incentivar e difundir o ensino e iniciação científica, distribuindo Bolsas CNPq/ICJ, promovendo assim o intercâmbio de conhecimento entre os diversos Estados do Brasil e de outros países, onde os educandos têm a oportunidade de ter o contato com universitários e com diversos instrumentos e componentes empregados na robótica em diversas áreas e temáticas.

Projetos contemplados:

* ECOBOT - Um robozinho energeticamente sustentável

Trata-se de um robô autônomo que percorre os cômodos de uma casa de dimensões 2,0 x 1,30 x 0,50 realizando pequenas tarefas domésticas relativas à sustentabilidade energética, tais como apagar lâmpadas, abrir janelas para aproveitamento da luz solar, reciclar lixo e reaproveitar água da chuva.
Alunos do Projeto ECOBOT: Eduarda Cristina da Silva Frigeri, Laís Mansano Alexandre Pereira, Larissa Mansano Alexandre Pereira e Leonardo Santander da Silva.

* RoboCubik's - resolvendo o cubo mágico
Este projeto transformou uma ação humana em mecanismos e algoritmo para um robozinho esperto. Ele resolve o que muita gente não é capaz: o cubo mágico através do método de camadas.
Alunos do Projeto RoboCubik's: Gabriel Henrique Crispim, Karina Forte Graciano, Larissa Ono e Luiz Eduardo Braz Silva.


Publicidade

Parceiros