COMEÇAM AMANHÃ OS CURSOS E WORKSHOPS DO 7º DANÇA OURINHOS

assessoria 14/11/2012 - 18:00:37 Noticias

Profissionais renomados estarão na cidade no Centro Cultural Tom Jobim e no Centro Integrado de Artes

O município de Ourinhos, que vive uma verdadeira maratona da dança, desde o dia 8 de novembro através do 7 Dança Ourinhos, realiza paralelamente às apresentações de dança, cursos e workshops especiais.
São doze profissionais que vão ministrar as atividades, todas no Centro Cultural Tom Jobim e no Centro Integrado de Artes. Zeca Rodrigues (Cubatão-SP / Musical Theatre), Robson Lourenço (São Paulo-SP / Balé Clássico aliado a Fundamentos de Percepção Corporal ), Camile Juste (Vinhedo-SP / Jazz Intermediário), Luana Espíndola (Jundiaí-SP/ Jazz Intermediário), Lara Pinheiro (São Paulo-SP/Linguagem Coreográfica ), Guiomar Boaventura (Uberlândia-MG/Clássico Intermediário), Simone Malta (Goiânia-GO/Clássico Intermediário), Ana Bottosso (Diadema-SP/Contemporâneo Intermediário), Toshie Kobayashi (São Paulo-SP/ Orientação para professores, Clássico Intermediário e Técnica de Pontas), Arilton Assunção (Salto-SP/Contemporâneo Intermediário) Henry Camargo (Jundiaí-SP/Danças Urbanas Intermediário) e Miwa Kozuma (São Paulo-SP/ Danças Urbanas).
As aulas vão do dia 15 ao dia 17, e no dia 18 de novembro, será a vez da modalidade Danças Urbanas. O objetivo é proporcionar conhecimentos e o aprimoramento técnico, permitindo ganho na consciência do movimento e ampliação das habilidades do bailarino. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo.
Assim como todo o evento, os cursos também são gratuitos. Apesar de já ter sido esgotado o número de vagas, os que tiverem interesse podem procurar o local dos cursos e deixar o nome em uma lista de espera.

CURRÍCULOS

ANA BOTTOSSO - Bailarina, coreógrafa e professora de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, bacharel pela PUC / SP em Ciências Sociais. Como formação artística, formou-se nos cursos de Habilitação Plena para Bailarinos e da Royal Academy of Dancing de Londres, conquistando os Diplomas de Elementary, Intermideate, Advanced e Teacher Certificate. Atualmente assina a direção geral da Companhia de Danças de Diadema e do Projeto de Formação e Acesso à Dança desenvolvido naquele município através de um programa permanente de oficinas.

ARILTON ASSUNÇÃO - Estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo, dançou na Blow-Up Cia de Dança e Corpo de Baile da cidade de Salto. Estudou dança moderna e contato e improvisação em São Francisco e dança clássica na Escola Maria Olenewa e no Centro de Danças Rio /Rio de Janeiro. Já teve trabalhos premiados e apresentados no Canadá, Alemanha, Argentina e Paraguai também nos festivais de Joinville,Passo de Arte,Fest Dança,Bento Gonçalves,Cabo Frio,Londrina,Fidam/Amazonas,Festival Internacional da Bahia entre outros. É convidado para ministrar oficinas em importantes festivais e mostras de dança. Coreografou para diversos grupos e Companhias do país. Diretor artístico e coreógrafo da conceituada “Faces Ocultas Companhia de Dança”.

LUANA ESPÍNDOLA - Bailarina, Professora e Coreógrafa, iniciou seus estudos de Ballet Clássico, Jazz e Sapateado na cidade de Jundiaí em 1993. No Centro Cultural São Paulo cursou Dança Contemporânea com Gícia Amorim (técnica Cunningham) e João Andreazzi (técnica Floor Working e Release), Composição Coreográfica (o feminino na dança), além de Ballet Clássico, com Jorcir Rodrigues, onde foi selecionada para seu grupo. Formada pelo Grupo Raça Centro de Artes. A partir de maio de 2009 assume a direção do IOA Dança (Instituto de Orientação Artística), a escola mais tradicional da cidade, com 54 anos de existência.
Em 2009 dirigindo e coreografando para o IOA Dança conquistou 25 prêmios em festivais como Enda, Passo de Arte, Bravos, Valinhos em Dança, Gala Vinhedo e New Fest Dance. A oficina tem como objetivo o desenvolvimento da técnica do jazz dance, modern jazz, lyrical jazz e o jazz musical.

ROBSON LOURENÇO - atuou como bailarino do Balé da Cidade de São Paulo durante quinze anos. É mestre em artes pela UNICAMP. Atualmente é professor da Universida de Anhembi-Morumbi e da Escola de Dança de São Paulo, atua também como docente convidado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na São Paulo Companhi a de Dança, Companhia de Danças de Diadema, J . Garcia Cia. De Dança e Companhia Nova Dança Oito. Lourenço também atua em cursos de pós-graduação de Pedagogia Waldorf e na interface entre ciência e arte, ministrando cursos na UNFESP e na USP. A proposta de curso visa construir princípios de percepção das estruturas ósseas aliados aos fundamentos de balé clássico.

CAMILA JUSTE - Iniciou seus estudos de ballet clássico aos 3 anos com a professora Lucimar Bruniéri em Vinhedo, dos 15 aos 20 se transferiu para Campinas na conceituada academia Lina Penteado onde formou-se bailarina realizando todos os exames da Royal Academy of Dance de Londres como estudante. Teve mestres renomados como: Toshie Kobayashi, Ismael Guiser, Ricardo Sheir, Ivonice Satie, Nora Esteves, Roseli Rodrigues, Edy Wilson, Zeca Rodrigues e outros.
Em 1999 inaugurou sua própria escola de dança a Studio A Camila Juste Ballet, que em 2012 completa 13 anos de existência, consolidando-se entre as principais escolas de dança do estado de São Paulo. Acumula mais de 300 premiações.
HENRY CAMARGO - Formado em Educação Física, Pesquisador de Street Dance, Dança Contemporânea e Jazz Dance.Como Coreógrafo foi Vencedor da primeira temporada com Cia Kahal e da segunda temporada com Carol e Karen do programa de televisão "Se ela dança eu danço"do SBT, e venceu como melhor coreógrafo nos festivais Passo de Artes Internacional 2012, Festival de dança de Joinville 2010, Festival internacional de Goiás entre outros.Atualmente trabalha no espetáculo "Sem Passagem" com a Cia Kahal.

LARA PINHEIRO - Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP, coreógrafa, bailarina, é Diretora do Balé da Cidade de São Paulo. De 89 a 93 estudou na Alemanha na escola Folkwang Schule, em Essen. Estagiou na Milton Meyers Company em NY, durante o inverno de 90/91. No Brasil estudou balé clássico com Ismael Guiser, Yoko Okada e Neide Rossi. Além de espetáculos para palco à frente do grupo Dança Povera, trabalha com instalações e video dança onde a relação corpo/espaço tem sido o tema central, como na instalação Paisagens Secretas (2000), a performance De Zero a Um (2005) e os videos dança Paisagens (2000) um dos ganhadores do Premio Sergio Motta e Capte-me (2007).

MIWA KOZUMA - Miwa é dançarina profissional há treze anos, foi a primeira mulher a sair do país e conquistar títulos no exterior, foi também o único nome brasileiro citado no livro de mulheres do Hip Hop WE BGIRLZ BOOK, lançado na Alemanha em 2005. Foi campeã sul-americana das competições SUDAKA 2007 (Chile), BOTY BRAZIL 2008 e EL REY DEL SEVEN 2 SMOKE (Venezuela), participou na Alemanha do campeonato Mundial BATTLE OF THE YEAR nos anos de 2008 e 2009 e conquistou recentemente o segundo lugar no campeonato mundial UK BBOY CHAMPIONSHIPS na Inglaterra na competição feminina.Ministrou workshops e julgou campeonatos em todo o Brasil, e em mais de 20 países em todo o mundo. Participou do vídeo-clip do artista musical americano JA RULE com participação da cantora Brasileira WANESSA CAMARGO e gravou alguns comerciais de TV. É reconhecida também pelos eventos que produz, como ODUELO , BATALHA FINAL INTERNACIONAL, FREESTYLE SESSION BRAZIL, IBE BRAZIL e é manager de artistas brasileiros como B.boy Mixa, B.boy Kapu, Funk Fockers, Lhibba King Zoo (Marrocos) , Bboy Arex (Colombia) e Dj MF.

SIMONE MALTA - Pedagoga e formada em Ballet Clássico. Participou de inúmeros cursos no Brasil e exterior. Responsável pela atuação de vários bailarinos em grandes cias no Brasil e Exterior. Sua atuação no cenário artístico goiano é marcada não só pela performance, mas também por grande dedicação ao ensino da dança. Faz toda a Coordenação de Dança do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, além de ser responsavel pela criacao e coordenacao dos grupos principais do Centro Cultural Gustav Ritter(bale jovem e juvenil).

TOSHIE KOBAYASHI - Iniciou seus estudos ainda criança pelo método da escola italiana Cecchetti com Madame Carmem Bonn. É formada pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo onde também atuou como professora.Kobayashi é reconhecido como um dos maiores e mais respeitados nomes da dança clássica brasileira, é admirada por sua seriedade, competência e dedicação a dança.Ministra aulas nas grandes cias do Brasil e do exterior e em escolas e festivais por todo o país.

ZECA RODRIGUES - Iniciou seus estudos com dança em Santos/SP, no BALLET VALDEREZ , em 1988. Escolhendo o JAZZ como linguagem, especializou-se com mestres como ROSELI RODRIGUES e EDSON DOS SANTOS. Foi diretor artístico do Parque Temático HOPI HARI e traz em seu histórico como coreógrafo, prêmios nos maiores festivais de dança do país como ENDA, MAPA CULTURAL PAULISTA, GINASTRADA, PASSO DE ARTE , entre outros, tendo sido indicado a melhor coreógrafo do FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE em 2009 e 2012.

GUIOMAR BOAVENTURA - Iniciou seus estudos na classe da professora Rosana Romano e posteriormente estudou com osa professores Joaquim Ribeiro e Carlos Leite. Fez cursos de repertório clássico, pas de deux e variações na Escola Coreográfica do Bolshoi em Moscou e no Vaganova Ballet Shool em São Petersburgo.Recebeu vários prêmios no Passo de Arte ,Festival de Danças de Joinville, Festival Internacional de Danças de Cabo Frio, e também no Youth America Grand Prix-Top Twelve, Prix de Lausanne-Finalista. Em Beijing-China recebeu o Prêmio Especial do Juri e também foi professora convidada na Beijing Academie School.


Parceiros