MOSTRA PROFISSIONAL ENCERRA O 7º DANÇA OURINHOS

assessoria 17/11/2012 - 11:36:27 Diversos

Por Daniele Gonçalves

Sopro Cia de Dança se apresenta pela primeira vez no evento

Último espetáculo da jornada de danças do 7º Dança Ourinhos será apresentado pela Sopro Cia. de Dança. O espetáculo traça um paralelo entre casa e Corpo, o universo particular de cada individuo. “ Bem–vindo” relata de maneira poética e divertida a relação que possivelmente encontramos ao descobrir quem somos, fomos ou ainda seremos, partindo do princípio de que o ser humano é uma casa em constante mudança. Na intenção de estabelecer relações interpessoais o coreógrafo Roberto Amorim desenvolve um balé trazendo à discussão o profundo e o superficial de cada pessoa, este conhecimento define relações mais compreensivas e menos intolerantes. Transformando o palco em cômodos e trazendo alguns elementos cênicos muito comuns em casas, como portas, sofás, e até uma maquina de escrever, além de estabelecer uma movimentação apropriada sugerida pelo cotidiano das ações e reações refletidas no corpo, Bem-vindo faz um tour por uma casa através do seu desenho de luz e manipulação de objetos. Bem-vindo convida a entrar, conhecer e se hospedar no melhor e no pior do ser humano e com isso amar, odiar e se reinventar.
A coreografia e a direção geral é de Roberto Amorim e Tatiana Portella com figurinos de Ligia Passos.
Outro trabalho a ser apresentado na noite do domingo é com o Grupo Sopro Jovem , “Sinfonia”. O Trabalho é inspirado em uma orquestra onde os bailarinos são os instrumentos musicais fazendo uma sinfonia, onde sons e movimentos se interagem na arte contemporânea. A partir de músicas brasileiras o trabalho se desenvolve em sequências de movimentos em formas instrumentais fortemente vistas em uma orquestra.
O Grupo Jovem Sopro foi criado em julho de 2008, com o intuito de preparar jovens bailarinos ao mercado da dança profissional, e já conta em seu repertório com quatro obras coreográficas. “Instantes, SAGA , Sinfonia e Fora de Rumo” de Roberto Amorim. O Grupo tem participado de festivais de dança no Estado de São Paulo,Grande ABC, capital, interior,litoral e em Minas Gerais. Sob a direção de Roberto Amorim e Tatiana Portella, o Grupo também já participou de temporadas ao lado da premiada Sopro Cia. de Dança.

NA PRAÇA MELLO PEIXOTO

Encerrando as atividades na Praça Mello Peixoto, a Mostra de Danças Urbanas começa às 17 horas. Na quadra poliesportiva da Escola Estadual Virgínia Ramalho, haverá Batalha de B.Boy a partir das 14 horas. O termo B-Boy originou-se da abreviação de “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy”. A palavra B-Boy foi primeiramente usada pelo DJ jamaicano radicado nos Estados Unidos, Kool Herc. Ele deu esse nome a todos os dançarinos do início dos anos 70 e desde então “B-Boy” passou a ser uma designação a um grupo de elite de dançarinos que participavam das festas organizadas por ele. B-Boying é o estilo de dança dos B-Boys também conhecido como ‘Breaking’. Costuma-se dizer que um B-Boy completo, de acordo com os dançarinos de meados dos anos 70, é aquele que realiza sua apresentação em três partes principais: Top Rock, Footwork e Freezes.
O 7ª Dança Ourinhos é realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos , Secretaria Municipal de Cultura, APAB-Associação de Pais e Amigos da EMBO, Escola Municipal de Bailado (EMBO), com patrocínio da Câmara Municipal de Ourinhos, USL-Usina São Luiz e Copersucar através do ProAc-ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.


Publicidade

Parceiros