OURINHOS CONQUISTA SELO MUNICÍPIO VERDE-AZUL

Prefeitura M. de Ourinhos 19/12/2012 - 17:34:12 Cidade

Dos 645 municípios do Estado, Ourinhos ficou na 58ª posição do ranking

O Prefeito de Ourinhos Toshio Misato encerra suas duas gestões consecutivas neste final de 2012, dando uma ótima notícia aos ourinhenses: a conquista da certificação do Selo Município Verde-Azul. A divulgação aconteceu no dia 18, pelo Governador Geraldo Alckmin e pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas, durante o V Encontro Estadual Município Verde-Azul, na divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2012.
Dentre os 645 do Estado de São Paulo, Ourinhos obteve a 58ª posição no ranking, com a pontuação de 87,76 pontos, conquistando a certificação do Selo Município Verde-Azul. Ao todo, 134 cidades receberam a certificação por gestão ambiental.
Muito emocionado, o Prefeito Toshio analisa a certificação como o coroamento de um trabalho muito sério e comprometido. “Representa a realização e a premiação por um trabalho desenvolvido na Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura que foi evoluindo no decorrer dos anos nas notas, o que culminou com a certificação do Selo. É um atestado de boa conduta na área ambiental, com o que fico muito satisfeito em conquistar em meu Governo. Essa conquista não foi sorte, nem gratuita, foi um trabalho muito sério, o qual parabenizo o Secretário Diógenes e toda sua equipe, que se empenharam e trabalharam para essa conquista. Assim como agradeço aos diversos parceiros, como as Secretarias Municipais, a Polícia Ambiental, a SAE, as Faculdades, enfim, é um trabalho de envolvimento que culminou com esse prêmio Selo Verde-Azul”.

Cumprimento das 10 Diretivas

A Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura foi criada em 2010, o que possibilitou uma atuação mais premente para a conquista da certificação, como ressaltou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Corrêa Leite. “Este resultado demonstra a priorização que o Prefeito Toshio e a nossa Secretaria tem com o meio ambiente. A certificação do Selo Verde-Azul vai resultar em recursos vindos do Governo do Estado por meio do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) para serem investidos ainda mais em ações para o meio ambiente”. O Secretário Diógenes destacou que a conquista dessa certificação se deve em muito a determinação do Prefeito Toshio ao criar o Plano Diretor e o Plano de Resíduos Solíduos, assim como a atuação dos parceiros como a Câmara Municipal, a SAE, as Secretarias Municipais de Educação, Obras, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano e a Polícia Militar Ambiental. “Agradeço a minha equipe, aos parceiros, nosso Diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Andrey Ramos Lemes, interlocutor do programa Município Selo Verde-Azul; a Presidente do Fundo Social Yoko Misato por ter feito a 1ª doação de ferramentas para nossa Secretaria e pelas diversas parcerias nos projetos do FSS e, agradeço principalmente ao Prefeito Toshio pela confiança e por acreditar no nosso trabalho”.

Sistema de Avaliação

Os municípios receberam uma nota ambiental, que avaliou o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168 e em 2.010, 143. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Publicidade

Parceiros