INCÊNDIO DEIXA 233 MORTOS EM BOATE NO RIO GRANDE DO SUL

da reportagem 27/01/2013 - 12:22:03 Noticias

Mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, segundo as autoridades

Porto Alegre - Um incêndio deixou ao menos 233 mortos e cerca de 115 feridos, em sua maioria jovens, durante um show em uma casa noturna na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo, disseram autoridades locais. As mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, segundo as autoridades. Segundo o major Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, que confirmou o número de mortos e feridos no fim da manhã, há 115 feridos até o momento sendo tratados em hospitais. Havia cerca de 500 pessoas, na maioria jovens, dentro da boate Kiss quando o fogo teve início, por volta das 2h30 da madrugada deste domingo, segundo o major Gerson da Rosa Ferreira, que está coordenando as operações da Polícia Militar no local. "A boate estava cheia, como quase sempre, pois é uma boate conhecida. Quando me deparei, eram corpos pelo chão. Foi muito chocante", disse Taynne Vendrusculo, estudante que estava na boate, em entrevista a GloboNews. Os primeiros atendimentos às vítimas foram dados no estacionamento de um supermercado ao lado da boate Kiss, que fica no centro da cidade. Nem todos os corpos haviam sido retirados do local às 10h da manhã. Homens com picaretas tentavam quebrar as paredes para ter acesso ao local e resgatar as vítimas. Os familiares estão sendo reunidos no Centro Desportivo Municipal para fazer cadastro e reconhecimento de corpos, segundo informações do comando da Brigada Militar da cidade. A delegada Luíza Sousa, da 2a Delegacia de Polícia Civil, disse que acontecia um show de uma banda gaúcha quando um dos integrantes soltou um sinalizador dentro do local.

LISTA DE MORTOS

Uma lista com nomes das vítimas confirmadas da tragédia deste domingo (27) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi divulgada por um dos hospitais que está recebendo os corpos na cidade. De acordo com o Hospital Universitário, ao menos 24 pessoas foram identificadas e o número deve aumentar durante o dia, segundo a assessoria de imprensa da institução.

Os outros hospitais da cidade ainda não divulgaram a identificação das vítimas. O número de mortos no incêndio na boate em Santa Maria já chega a 180, segundo a Brigada Militar.

Confira os nomes:
Marcia Andrade Rodrigues
Ricardo Holdbarbaum do Amaral
Pedro Almeida
Natani Ribeiro da Silva
Sara Denise da Silva
Bibiana Fontana Ribeiro
Pedro Falcão Ribeiro
Matheus de Lima Librelotto
Brian Zeppenfeld
Denise Filipeto de Almeida
Emilio Bernich
Carmen Janaina Dutra F. Rodrigues
Gabriela França de Abreu
Capricie Pereira Hubner
Fabiano Martins
João Batista Gonçalves
Junior Marosin Felipeto
Eduardo Felipeto Klein
Leonardo Guimarães Machado
Barbara Aline Saudatti Felipeto
Tatiele Soares Aniel
Adriele Roth da Silva
Guilherme Ferreira da Luz

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30 quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Em seu Twitter, o governador Tarso Genro lamentou a tragédia e disse que vai viajar para a cidade.

Publicidade

Parceiros