EM 2013, MAIS DE 12 MIL PNEUS INSERVÍVEIS FORAM DESTINADOS AO DESCARTE AMBIENTALMENTE CORRETO PELA SAE

SAE - OURINHOS 22/02/2013 - 10:56:13 Cidade

Há cinco anos, convênio entre SAE e ANIP contribui para preservação do meio ambiente e à saúde pública

Enquanto para muitas cidades o armazenamento e destinação final de pneus inservíveis é um problema, em Ourinhos essa é uma realidade diferente. Há cinco anos, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) por meio da Reciclanip, vêm realizando o descarte correto dos pneus para que não fiquem em locais impróprios, que poderiam trazer riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Essa parceria inclui também as cidades de Canitar, Chavantes, Ribeirão do Sul e Salto Grande, sendo a SAE o Ecoponto, isto é, o ponto de coleta de pneus inservíveis, onde as Prefeituras desses municípios levam até o barracão do Aterro Sanitário os pneus para serem descartados corretamente pela Reciclanip. Somente nesses primeiros dois meses de 2013, mais de 12 mil pneus inservíveis foram enviados para Reciclanip.
São inservíveis os pneus descartados por estarem carecas, furados, rasgados ou consumidos pelo tempo, ou seja, impróprios para o uso normal. O material do pneu não contém metais pesados, mas é um resíduo insolúvel, a borracha demora, em média, 600 anos para se decompor.
Com essa ação e parceria, a SAE além de ajudar na preservação da natureza, também contribui para reduzir a proliferação de criadouros do mosquito da dengue, por exemplo.

A parceria

A ANIP é uma associação sem fins lucrativos e é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, voltada à captação e destinação de resíduos dessa natureza em todo o Brasil. A parceria entra a SAE e a ANIP atende ao disposto na Resolução nº 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis.
O Superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho destaca a importância dessa parceria com Ourinhos e as demais cidades. “Essa iniciativa tem sido de grande relevância para a melhora da qualidade ambiental e de condições de saúde para os moradores da nossa cidade e também para a região. A Prefeita Belkis Fernandes nos orienta e incentiva a continuar com esta parceria porque os pneus inservíveis são encaminhados para reciclagem de forma ambientalmente correta, sendo transformado em materiais ecologicamente corretos depois de triturados, por exemplo, como asfalto ecológico, ou quando incinerado, gera energia térmica que é fonte de calor para fábricas de cimento ou piso antiderrapante. É uma alternativa para o reaproveitamento e, ao mesmo tempo, contribui na redução do consumo de recursos não renováveis, como o petróleo, que é a matéria-prima desses produtos”, explicou.
Na manhã desta quinta-feira, 21, o Superintendente Haroldo, o Diretor de Limpeza Urbana da SAE, Jonas Donizette Cabral e o encarregado do Aterro Sanitário, Carlos Alberto Alves, acompanharam a saída de mais uma remessa de pneus inservíveis.

Os riscos

Os pneus inservíveis abandonados, ou descartados incorretamente, podem trazer sério risco ao meio ambiente e à saúde pública:
* A queima ou incineração de pneus a céu aberto, produz fumaça tóxica, responsável pela poluição do ar, além de um resíduo oleoso que contamina o solo e o lençol freático.
* Os pneus atirados nos rios e lagoas represam a água e assoreiam os leitos dos mesmos.
* Os pneus acumulam água das chuvas, formando ambientes propícios à disseminação de doenças como a dengue e a febre amarela.

Publicidade

Parceiros