PREFEITURA REÚNE PROFISSIONAIS PARA ORIENTAR SOBRE SETORIZAÇÃO DAS PODAS DE ÁRVORES EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 08/03/2013 - 17:39:26 Cidade

Na manhã da última terça-feira (05), a Prefeitura Municipal de Ourinhos, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Serviços Urbanos, realizou no Centro de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, uma reunião com os profissionais responsáveis pelo corte e poda de árvores na cidade.
O interlocutor do Programa Município Verde Azul, Rodrigo A. R. Lemes abriu o encontro e alertou sobre os perigos e problemas da poda drástica, como por exemplo a redução no índice de projeção de sombra do município e comprometimento da fitossanidade de algumas espécies arbóreas, além do risco de morte da árvore. Ele observou que é de fundamental importância para o meio ambiente, que seja realizada a poda somente após autorização formal da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que se dá através de documento expedido baseado em laudo técnico elaborado por servidor público capacitado e com base na legislação municipal que trata do assunto.
Também esteve presente na reunião o secretário de Serviços Urbanos, o engenheiro Edson Luiz Carnevalle, que buscando atender ao objetivo de agilizar a retirada de galhadas na cidade, determinado pela prefeita Belkis Fernandes, apresentou uma proposta de setorização para o trabalho de poda e corte de árvores, a fim de que o recolhimento da galhada oriunda destes serviços seja feita num espaço de tempo menor. Na proposta, Carnevalle pretende dividir o município em cinco setores, nos quais estarão disponíveis em tempo integral os caminhões de recolhimento de galhada da Prefeitura, um dia para cada setor. Com isso, espera-se realizar um trabalho concomitante entre os podadores e a Prefeitura, a qual realizará o recolhimento da galhada logo após a poda. Para que haja eficiência, os podadores deverão realizar a poda nos dias determinados para cada setor. Nos próximos dias, a Secretaria de Serviços Urbanos deverá informar a programação estabelecida.
Para agregar fatos à reunião, no final do encontro o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Wanderley Perez, exibiu fotos de várias árvores que sofreram podas drásticas nos últimos meses e lembrou da necessidade de seguir a lei municipal que prevê que as podas não podem ultrapassar a retirada de 30% das folhagens das árvores.

Publicidade

Parceiros