DOENÇAS SÉRIAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS PRECOCEMENTE NO CTA DA SECRETARIA DA SAÚDE

Prefeitura M. de Ourinhos 21/03/2013 - 18:12:41 Região

O teste rápido possibilita o início imediato do tratamento

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria da Saúde oferece um serviço de teste rápido para determinados tipos de situações, as quais o tempo é determinante para a melhora da qualidade de vida dos doentes.
Segundo a gerente do CTA Neila Antonia Rodrigues, os testes rápidos podem ser realizados para a detecção do HIV, do vírus da Hepatite B/C e do treponema da Sífilis. “O intuito é que o diagnóstico seja realizado precocemente e, com isso, o tratamento terá mais resolutividade, possibilitando manter o paciente mais sadio”, diz.
O teste rápido de HIV é destinado à população de vulnerabilidade acrescida, tais como: usuários de drogas injetáveis ou inaladas, acidentados com materiais perfuro cortantes, praticantes de sexo com múltiplos parceiros, população itinerante, vítimas de violência sexual e pessoas que não tem possibilidade de retorno posterior para o resultado, como no caso dos caminhoneiros.
Os demais testes (Hepatite B/C e Sífilis) por serem de triagem, caso positivo, demandam a realização do teste tradicional confirmatório, ou seja, em mais quinze dias acontecerá a conclusão do diagnóstico. “Para a realização do teste, os interessados passarão por um pré aconselhamento, que verificará se o paciente está dentro do critério para a realização do exame, bem como avaliará o estado emocional para o recebimento do laudo conclusivo, podendo o profissional ser contrário a realização do teste rápido quando a pessoa não apresentar suporte emocional adequado”, explica Rodrigues.
Os testes acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 08 às 13 horas, não sendo necessário jejum. Sempre que possível, os resultados são entregues no mesmo dia. “É importante destacar que após a conclusão do teste, o resultado será avaliado pelo aconselhador em função da janela imunológica do paciente, podendo o profissional sugerir a necessidade de repeti-lo”.
Todos os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e treinados pelo Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais e Coordenação Estadual de DST/Aids SP, sendo os resultados seguros, confiáveis e avalizados pela OMS. “Esse método é importante, pois é prático, rápido, de fácil realização e há a demora prolongada existente na realização do exame pelo método tradicional, o que acaba causando ansiedade, deixando as pessoas emocionalmente estressadas”, pondera a gerente do CTA.
Serviço – Para mais informações, procure o CTA, que fica na Rua Dom José Marello, nº 385 - Vila Mano. O telefone é 14 33252045 e o e-mail coas.sms.ourinhos@gmail.com



Publicidade

Parceiros