CATADORES REIVINDICAM REUNIÃO COM PREFEITO DE IPAUSSU

AGÊNCIA JP-2 11/04/2013 - 14:27:38 Região

Objetivo do encontro é faz valer as diretrizes da Lei de Resíduos Sólidos no município

Por Agência JP2

Integrantes da Rede Regional de Comercialização “Cata Recicla”, formada por catadores de materiais recicláveis das cidades de Ourinhos, Ipaussu e Piraju estão tentando marcar uma reunião com o prefeito de Ipaussu, Luiz Carlos Souto, para tratar de assuntos relacionados à coleta seletiva na cidade.

Os catadores, que há vários dias vêm tentando agendar o encontro, estão sentindo um certo descaso por parte da prefeitura, que não responde às solicitações da entidade. “Infelizmente notamos que o tema coleta seletiva ainda não é visto como prioridade nas agendas dos administradores municipais. De acordo com a lei federal nº. 12.305/2010, que estrutura a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as prefeituras têm a obrigação de elaborar seus planos de gestão de resíduos”, ressaltam os integrantes da Cata Recicla.

A entidade realizou recentemente, por conta própria, um trabalho de coleta em Ipaussu, onde foram recolhidos 2.300 quilos de papelão. O material será vendido para grandes indústrias do país, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores que vivem da catação.

Ao contrário do que acontece na cidade de Ourinhos, onde a cooperativa Recicla Ourinhos é contratada pela prefeitura municipal para realizar o serviço de coleta nos bairros, em Ipaussu os catadores vivem uma triste realidade, trabalhando há nove anos em situação precária e sem nenhum apoio do poder público.

O Ministério Público já foi informado sobre essa situação. Segundo a direção do movimento dos catadores na região, caso o prefeito não receba os catadores nos próximos dias, haverá uma mobilização em frente da prefeitura como forma de sensibilizar a população e cobrar um posicionamento do prefeito. “Estamos fazendo o possível para evitar o manifesto, queremos ser recebidos no gabinete do prefeito e ter uma conversa amigável a respeito da situação dos catadores e da coleta seletiva no município. O que não aceitamos é ser ignorados e a situação permanecer como está”, disseram os catadores.

Publicidade

Parceiros