POLÍCIA MILITAR ORIENTA COMERCIANTES SOBRE PREVENÇÃO DE FURTOS

ACE Ourinhos 02/05/2013 - 15:54:51 Cidade

FONTE: ACE OURINHOS

Foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 02/05, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, reunião entre comerciantes e Polícia Militar com foco na segurança pública. Na oportunidade, o comandante da 1ª Companhia da PM em Ourinhos, Capitão Taveira, passou algumas orientações importantes aos empresários para tentar inibir furtos em seus estabelecimentos.

Investir em equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes e reforçar as janelas com grades, segundo o policial, pode fazer toda a diferença e evitar prejuízos. “Os marginais sempre procuram locais de fácil acesso. Entre uma loja que possui cerca elétrica ou alarme, por exemplo, e outra que aparentemente não oferece dificuldades, ele sempre optará pela segunda”, avisa o capitão. Além disso, o sistema de monitoramento na empresa ajuda a PM a identificar o infrator.

Se durante o funcionamento da loja for notada qualquer atitude suspeita de algum “cliente”, deve-se imediatamente ligar 190 e solicitar uma viatura para que seja feita a devida abordagem. Em caso de roubo, não deve haver nenhum tipo de reação. A orientação da polícia é tentar manter a calma diante da situação e memorizar o máximo de características possíveis do autor do delito, inclusive as peças de vestuário. Isso vai agilizar o processo de reconhecimento e captura do indivíduo. “Vários marginais já são conhecidos antigos da polícia. Em alguns casos, as próprias características já denunciam o responsável pela ação”, ressalta Taveira ao informar que a maioria das ocorrências é praticada por usuários de drogas que furtam para manter o vício.

A grande dificuldade enfrentada pela PM é manter os marginais capturados atrás das grades, o que ocasiona inúmeros casos de reincidência. “Os policiais militares se arriscam no dia a dia para prender esses ‘cidadãos’ e quando chegam ao distrito policial eles são liberados devido à interpretação do delegado. Com isso, eles voltam às ruas para continuar praticando os furtos”, relata o capitão.

Além dos comerciantes, os consumidores também devem se manter atentos durante as compras. Celulares e bolsas não devem ser deixados em balcões, bancos ou provadores nem por um instante. A agilidade e a astúcia dos bandidos fazem com que o furto aconteça sem testemunhas, dificultando a recuperação dos objetos.

Nos próximos dias, um material informativo elaborado pela PM em parceria com a Associação Comercial será distribuído gratuitamente aos comerciantes com o intuito de promover a conscientização e aumentar os cuidados principalmente em períodos de datas comemorativas, quando o movimento no comércio é intensificado.



Publicidade

Parceiros