SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICARÁ O COMBATE À DENGUE EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 07/01/2011 - 11:21:27 Artigos

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará as medidas de combate à Dengue em Ourinhos, em 2011, devido ao aumento dos focos de proliferação das larvas do "Aedes Aegypti", mosquito transmissor da Dengue, nos bairros da cidade. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui, outro fator preocupante são as previsões feitas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, no final do ano passado. "Tanto o Ministério da Saúde, como a Secretaria Estadual da Saúde, alertaram que este será um ano de grande crescimento de casos de Dengue no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. Portanto, para evitarmos que isso ocorra em nossa cidade e em nossa região, temos que ter uma união de esforços", ressaltou. Tutui fez ainda um apelo à população ourinhense para o combate à Dengue. “Necessitamos que todos os munícipes sejam agentes de combate aos criadouros do mosquito da Dengue em seus quintais e seus terrenos, em seu serviço e na escola de seus filhos. É necessário remover as águas paradas! Não espere que alguém de sua família ou o seu vizinho tenha Dengue”, alertou. Em 2010, Ourinhos teve 143 casos suspeitos da doença, dos quais foram confirmados 60 casos positivos de Dengue, índice bem menor que as principais cidades da Região, como: Marília (930), Bauru (648), Lins (620) e Assis (483). Durante o ano todo, os agentes de Controle de Vetores realizaram bloqueios de controle de criadouros para eliminação dos casos suspeitos de Dengue em cerca de 30.000 imóveis e a nebulização com a aplicação de inseticida dos casos confirmados da Doença, em cerca de 12.000 imóveis. Confira os Dados da Dengue nos municípios da Região em 2010:

MUNICÍPIO CASOS DE DENGUE
Marília 930
Lins 620
Bauru 648
Assis 483
Ourinhos 60

Medidas de combate à Dengue em Ourinhos

Desde o início do ano passado, quando começaram a surgir os primeiros casos de Dengue em Ourinhos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de medidas para combater a doença e evitar a proliferação das larvas do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Residências, terrenos, condomínios, indústrias e instituições públicas e privadas foram vistoriados, por meio das Diretorias de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e os locais onde foram detectados focos de proliferação do mosquito e que não foram limpos, foram autuados para que eliminassem os seus criadouros e posteriormente, os proprietários que não regularizaram a situação, foram multados. Além disso, foram efetuadas as ações de bloqueio mecânico nos bairros das áreas geográficas de todos os casos suspeitos de dengue para eliminação de criadouros (larvas) e também o bloqueio químico/nebulização nos bairros das áreas dos casos positivos para eliminação dos mosquitos adultos. Durante algumas das ações, a Secretaria de Saúde de Ourinhos contou com a parceria da Superintendência de Combate a Endemias (SUCEN-Regional Marília e Assis), que cedeu pessoal e equipamentos, o que contribuiu para não permitir que aumentasse o número de casos de Dengue, e ainda diminuísse a incidência da doença.

O QUE É A DENGUE
A Dengue é uma arbovirose, que se inicia como uma doença febril aguda e pode ser benigna ou grave, dependendo da forma em que se apresenta: infecção inaparente, dengue clássica, febre hemorrágica da Dengue ou síndrome do choque da Dengue. Constitui-se em sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Modo de Transmissão: A transmissão da doença é efetuada pela picada das fêmeas dos mosquitos Aedes que já tenham sugado o sangue de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue. A doença não é transmitida pelo contato direto de um doente com uma pessoa sadia, nem por água ou alimentos. Sinais e sintomas da Dengue Clássica: Febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e dor nas juntas; fraqueza geral; náuseas e vômitos e; manchas vermelhas na pele. Pessoas que passaram ou permaneceram em municípios onde têm ocorrido vários casos da doença e apresentarem estes sintomas nos próximos 3 a 15 dias, são os principais suspeitos de estarem com Dengue. Tratamento: O tratamento da Dengue clássica (a mais comum) pode ser feito em domicílio, com o devido acompanhamento médico. Nunca utilize medicamentos com derivados do ácido acetil salicílico em pessoas com Dengue ou em casos suspeitos de Dengue, pois pode aumentar o risco de hemorragias.
Diagnóstico: A confirmação da doença é realizada através do exame de sangue, que deve ser colhido a partir do 6º dia do início dos sinais e sintomas. O sangue é colhido na Unidade Básica de Saúde e enviado ao Laboratório Instituto Adolfo Lutz, de Marília. Como evitar a Dengue: A única maneira é não deixar que o mosquito se reproduza. Para controlar a população de mosquitos é necessário eliminar todos os possíveis criadouros. A fêmea do mosquito coloca os seus ovos alguns milímetros acima de coleções de água limpa, desde as mais insignificantes como tampas de garrafas, cascas de ovos, cascas de caramujos, até as de grandes proporções como piscinas abandonadas e caixas d’água. O que cada cidadão deve fazer: Cada pessoa deve manter a organização e a limpeza de seu quintal o ano inteiro. Elimine os criadouros do mosquito de sua casa e dos terrenos de sua propriedade bem como de seu local de trabalho e da escola de seus filhos. Principais Criadouros do mosquito da Dengue em residências que devem ser eliminados:

• Vasos de plantas e pratinhos dos vasos (retirar a água);
• Bebedouros de cães, gatos e aves (lavar com esponja/bucha em dias alternados);
• Bromélias (retirar a água toda semana);
• Calhas entupidas (desobstruir para a água escoar);
• Descartáveis (recolher os plásticos, copos, garrafas, saquinhos e colocar no lixo);
• Lajes com água empoçada (desentupir os pontos de saída da água);
• Piscinas desativadas ou não tratadas (tratar ou manter cobertas);
• Pneus velhos (guardar em local coberto e seco ou manter todos cobertos com lona);
• Garrafas (guardar em local coberto ou com os gargalos para ba

Publicidade

Parceiros