JOGOS UNIVERSITÁRIOS INJETAM R$ 2,5 MILHÕES NO COMÉRCIO OURINHENSE

Prefeitura M. de Ourinhos 07/06/2013 - 18:40:03 Esportes

Ourinhos sediou entre os dias 30 de maio e 02 de junho os Jogos Universitários de Direito (JUD) e os Jogos Universitários de Educação Física (JUEF). Mais de 2 mil estudantes universitários estiveram em Ourinhos a fim de competir em 10 modalidades entre elas: futebol de campo, futsal, handebol, basquete, vôlei, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa e judô.

A realização desses jogos universitários foi viabilizada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SEMESPOR), que cedeu o Ginásio Municipal de Esportes "José Maria Paschoalick" (Monstrinho); Ginásio Municipal de Esportes "Caiuá" (Anexo - Monstrinho) e da Secretaria de Educação, que disponibilizou algumas escolas da cidade para servirem de alojamentos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias, o resultado dos jogos foi extremamente positivo para Ourinhos. “A cidade teve um lucro de aproximadamente 2,5 milhões de reais, em apenas 04 dias com a realização do evento. Os estudantes gastaram no comércio, hotéis, farmácias, prestações de serviço, mercados, sacolões e postos de gasolina. Além da divulgação do nome de Ourinhos, visto que vieram universidades de várias cidades de São Paulo e de fora do estado”, destacou.

Tal impacto na economia é confirmado pela empresária Thais Pedrofeza da Silva, proprietária de um estabelecimento alimentício da cidade “Durante o final de semana tivemos pedidos grandes para as escolas que serviram de alojamentos, assim como para hotéis. O movimento foi muito acima de um final de semana normal”, afirma.

Nos JUD a universidade campeã foi a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, já nos JUEF a campeã foi a FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André. Newmar Sackis, secretário municipal de Esportes e Recreação falou sobre a importância de Ourinhos sediar esse tipo de evento. "A realização destes jogos aqui na cidade serve como incentivo à prática esportiva, assim como estimula nossas crianças e jovens e pensar na continuidade dos estudos, por meio da universidade”.

As escolas que foram utilizadas como alojamentos não tiveram nenhum gasto e ainda receberam uma verba pela cessão do espaço. “As escolas de maior porte receberam 1.000 reais que foram destinados à Associação de Pais e Mestres (APM) e as menores 800 reais. Esse dinheiro pode ser utilizado na compra de novos materiais e equipamentos, como televisor, computador, etc. Além disso, os universitários pagaram seguranças e funcionários para realizarem a limpeza do local. Ou seja, não houve nenhum prejuízo financeiro ou de patrimônio para as escolas”, explicou a secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Publicidade

Parceiros