ESPETÁCULOS GRATUITOS DE DANÇA TOMAM CONTA DA CIDADE A PARTIR DE SEXTA-FEIRA

Prefeitura M. de Ourinhos 27/06/2013 - 17:18:06 Cidade

Os ingressos já podem ser retirados no Teatro Municipal Miguel Cury

O final de semana em Ourinhos oferece várias atividades culturais relacionadas à dança. Além de oficinas, workshops e Mesa de Debates haverá também apresentações de dança que fazem parte da programação do “III Fórum de Danças de Ourinhos”. Na oportunidade está sendo lançado também o 8º Dança Ourinhos, que será realizado em novembro.
O Teatro Municipal Miguel Cury e a Praça Mello Peixoto recebem, de sexta a domingo, vários espetáculos gratuitos. A programação escolhida mistura diversas modalidades e reúne Cias profissionais, além de bailarinos e bailarinas vindos de diversas partes do país.
Nos dias 28 e 29 a partir das 19horas e no dia 30 às 17 horas haverá na Praça Mello Peixoto, apresentações de grupos convidados (clássico, jazz, contemporâneo, livre, popular, danças urbanas) e de Danças Populares - Caráter Junino.
Já no Teatro Municipal na sexta às 20h, será apresentado o espetáculo “Principiar”, da Anacã Companhia de Dança (São Paulo/SP). O release fala que o espetáculo trata de “um início, tudo novo, um começo, mistério. São sensações de descoberta, um passo de cada vez, na expectativa de sentir a vida. Luzes que te guiam a um contato com o próximo, permitindo um caminho a trilhar.Um romance,uma amizade, desejo, cada um em sua direção, mas sempre em sincronia.O movimento toca o pensamento, os passos são oferecidos ao espectador e tudo começa a ganhar forma neste mundo. A direção executiva é de Ana Maria Diniz com direção geral de Helô Gouvea e direção artística e coreografia de Edy Wilson.
A Anacã Cia. de Dança, surge da união de dois coreógrafos/professores e de uma empresária, empenhados em transformar a dança jazz contemporânea em arte popular brasileira. Além de difundir e resgatar o gênero, a companhia pretende referir às futuras gerações o seu repertório coreográfico. Através destas propostas, a dança Jazz-técnica vigorosa e atraente ao grande público- pode ser novamente reconhecida como um estilo de dança que prepara seus profissionais para diversas vertentes do mercado profissional: shows, teatro, cinema, televisão e companhias de dança.
No sábado dia 29 também a partir das 20h, é a vez de “6 Estudos para flutuar”, de Zélia Monteiro (São Paulo/SP) + Untar, Cia de Dança de Ourinhos (SP). O espetáculo dá continuidade à pesquisa de Zélia Monteiro com improvisação, mantendo-se o conceito de dramaturgia processual, procedimento característico de sua estética. Como em seus trabalhos anteriores, a dramaturgia é criada entre a ação da dança, da luz, da música e da cenografia, permanecendo aberta ao momento da encenação. Para esta criação convidou o músico Danilo Tomic, com quem também divide a cena. Sobre o seu trabalho, a artista diz: “Tenho a sensação, quando danço, de que o espaço se reconfigura o tempo todo de forma inesperada. A existência do movimento - seja dança, luz ou som -muda os pontos que estabelecem tensões, trazendo a sensação de que o espaço caminha junto com o movimento. Ele é móvel. ”
Zélia Monteiro é intérprete, coreógrafa, professora-pesquisadora, baseia sua pesquisa criativo-pedagógica principalmente no pensamento e princípios do movimento do mestre brasileiro Klauss Vianna. Estudou balé e foi assistente de Maria Melô (aluna de Cecchetti/Teatro La Scalla de Milão), tendo trabalhado, por oito anos, com Vianna, de quem também foi assistente. Bailarina solista de renome é professora na graduação/Comunicação das Artes do Corpo/PUC-SP, dirigindo a companhia “Núcleo de Improvisação” (SP, Capital).
A outra coreografia da noite de sábado é UNTAR da Cia. de Dança de Ourinhos e coreografia de Henrique Lima. Untar vem do significado de Untada, de uma junção engordurada, oleosa , para unir, friccionar , esfregar e lubrificar em sentido circular , trazendo assim para o contemporâneo uma sensação untável , levando a uma união de movimentos articulados em vários sentidos.
Encerrando o evento, no domingo dia 30 a partir das 18h30, o espetáculo “Terra”, de Maria Paula Costa Rego (Recife/PE) e Grupos Especiais da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos (SP). Esta peça coreográfica recebeu o Prêmio ProCultura/2012 da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e participou da Mostra de Intérpretes Criadores do Núcleo Alaya de Dança, Tessituras do Tempo/Brasília,2013
No ano passado o II Fórum de Dança de Ourinhos reuniu um público de mais de 10 mil pessoas vindo de 18 cidades do país. Como participantes foram quase 900 e 139 coreografias. Teve também as internacionais como a Companhia de Danças Folclóricas da Bielo Rússia (Leste Europeu) com 40 Bailarinos, Mr. Richard Cragun (E.U.A) – Ex-Primeiro Bailarino e Ex-Diretor do Ballet de Sttutgart e da Ópera de Berlin, Miss Galina Kozlova (Rússia) – Ex-Primeira Bailarina do Ballet Bolshoi, Pavel kazarian (Rússia) – Diretor da Escola do Teatro Bolshoi-Brasil e MárikaGidali – (Hungria) – fundadora do Ballet Stagium há 37 anos ao lado do marido, Décio Otero.
O III Fórum de dança é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Municipal de Bailado, Associação de Pais e Amigos do Bailado, Corpo de Baile Municipal Itinerante com o apoio e patrocínio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Copersucar e Usina São Luiz.

Serviço
O Teatro Municipal Miguel Cury fica na Rua 9 de Julho, 496, centro. Mais informações pelo telefone (14) 3302-1400. Os ingressos podem ser retirados no local. A recomendação etária é livre.


Publicidade

Parceiros