PALCO DA PRAÇA MELLO PEIXOTO SERÁ INAUGURADO NESTE SÁBADO

Prefeitura M. de Ourinhos 27/06/2013 - 17:25:06 Cidade

O nome será uma homenagem ao mestre de ballet Lallo de Feitas

É neste sábado dia 29 a inauguração oficial do palco central da Praça Mello Peixoto de Ourinhos a partir das 18h30, denominado Palco "Lallo de Freitas".
A cerimônia faz parte das atividades do III Fórum de Dança que está sendo realizado de 28 a 30 de junho como parte integrante das comemorações do cinquentenário da dança em Ourinhos.
Como parte das homenagens ao mestre algumas coreografias serão apresentadas neste palco, entre elas “Moldavian Dance”, uma dança folclórica adaptada e remontada por Mestre Lallo e Daniel Mendonça. A coreografia já foi premiada em diversos festivais inclusive no Festival Internacional de Danças de Joinville (SC). “Mestre Lallo era especialista em dança folclórica internacional, prova disso são os inúmeros trabalhos dele premiados nesta modalidade. Ele nos faz muita falta, mas a semente que plantou aqui continua frutificando”, declarou o discípulo do mestre, o professor e coreógrafo da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos Daniel Mendonça.
Catalino de Freitas Hernandes, o “Mestre Lallo de Freitas”, nasceu em 25 de novembro de 1944, em Assunción no Paraguai. No Brasil, foi bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em São Paulo, participou da Fundação do Ballet Stagium, além de atuar no Teatro Municipal de São Paulo. Lallo veio para Ourinhos na década de 1980, como coreógrafo e professor do Grupo JOAA – Jovens Ourinhenses Amigos da Arte, e dirigiu a Companhia de Dança de Ourinhos. Foi, desde a sua fundação, professor e coreógrafo da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, onde formou muitos bailarinos e conquistou muitos prêmios, elevando assim a dança ourinhense no cenário nacional. De acordo com Terezinha de Paula, coordenadora do evento e da EMBO, “esta homenagem é mais do que justa já que foi ele quem nos trouxe conhecimento técnico de dança. Além disso, a comunidade ourinhense amava o Lallo”, afirma Terezinha.
Durante os anos que se seguiram, Mestre Lallo auxiliou a Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, na área de pesquisas folclóricas. Em 2004, começou a montagem da peça “Carmen”, porém, seu estado de saúde não permitiu que continuasse. Em 2005, foi-lhe prestada uma homenagem, por alunos, ex-alunos e amigos, no Teatro Municipal Miguel Cury, onde foram remontadas algumas de suas obras mais premiadas. Em 2006, seu estado de saúde se agravou. Mestre Lallo de Freitas veio a falecer, em decorrência de um câncer de pele, aos 62 anos, no dia 15 de maio de 2007.
Os vereadores ourinhenses aprovaram a Lei nº 5.838 de autoria do vereador Edvaldo Lúcio Abel, “Vadinho”, em agosto do ano passado, o qual denomina o palco de eventos construído na Praça Mello Peixoto como "Palco de Eventos Mestre Lallo de Freitas".
A realização do III Fórum de Dança de Ourinhos tem o objetivo de estabelecer um novo patamar nas mostras de dança, onde a prioridade é a formação de jovens artistas e estudantes, além da formação de plateias. A proposta é de no decorrer do evento entrelaçar obras de companhias consagradas, criações de grupos semi-profissionais e trabalhos de escolas, espaço de difusão articulado a um programa de cursos que reúne consagrados mestres a jovens professores da dança do país. Com isso irá promover um intercâmbio entre escolas, grupos e bailarinos de todo o país, através de uma mostra não competitiva, workshops com os principais profissionais da dança do Brasil, e um fórum de debates, enfocando as questões mais relevantes para aqueles que atuam na área.
A Escola Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Cultura articula as ações de dança de Ourinhos por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para o Brasil.
O III Fórum de dança é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Municipal de Bailado, Associação de Pais e Amigos do Bailado, Corpo de Baile Municipal Itinerante com o apoio e patrocínio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Copersucar e Usina São Luiz. Mais informações pelo telefone 3302-1800.

Serviço:
Assessoria de Imprensa do III Fórum de Dança
Daniele – 9764.0016


Parceiros