ATIVIDADE DELEGADA NO MUNICÍPIO DE OURINHOS TERÁ INÍCIO EM 08AGO13

31º BPM-I 05/08/2013 - 09:24:19 Noticias

O Comandante do 31º BPM/I, Tenente Coronel PM Milton Roberto Dudas informa que nesta quinta feira, 8 de agosto às 15:00h, iniciará a Atividade Delegada no município de Ourinhos. O evento acontecerá no Terminal Rodoviário de Ourinhos, com a presença da Prefeita Belkis Fernandes e dos Policiais Militares que já estarão de serviço.

A atividade delegada tem sido divulgada em São Paulo como um importante recurso para se colocar mais policiais em serviço, mediante convênio entre a Prefeitura interessada e a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na prática, policiais em horário de folga participam voluntariamente de um programa conjunto idealizado em um plano de trabalho e recebem por horas trabalhadas, como vem ocorrendo na cidade de São Paulo desde 2010 com grande sucesso (com base na lei municipal nº 14.977, de 11 de setembro de 2009).

Vários outros municípios, por meio de suas Câmaras Municipais, já aprovaram leis autorizativas e se encontram com o processo de implantação e com proposta de convênio em trâmite.

A gratificação paga aos policiais é consequência do interesse municipal e do acordo firmado com o Estado de São Paulo, para que esses profissionais atuem na fiscalização em áreas de interesse comum, as quais, em razão de suas naturezas, estão relacionadas à segurança e a ordem pública, apesar da competência originária de atuação do município. Portanto, não se trata de gratificação sem contrapartida, mas de remuneração por um serviço executado em atividades próprias da competência da Prefeitura, delegadas aos agentes do Estado, em serviço Policial Militar no município.

Basicamente, os policiais voluntários trabalham em escala extra, na folga, por 8 horas diárias, por até 10 dias no mês, conforme termos do convênio específico, e recebem valor previamente fixado. Os Policiais Militares trabalham fardados, armados, com rádio e viatura se necessário, com apoio do policiamento convencional, totalmente protegidos pela legislação, inclusive no caso de algum incidente ou acidente resultante desse trabalho. O município não assume qualquer outro encargo além do pagamento das horas trabalhadas, economizando recursos públicos. Quem planeja o emprego dos profissionais e fiscaliza o cumprimento integral do acordo são os integrantes nomeados em uma Comissão Paritária, com dois oficiais da Polícia Militar local e dois funcionários da Prefeitura.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Ourinhos, 05 de agosto de 2013.

MILTON ROBERTO DUDAS
Ten Cel PM Comandante

Parceiros