BELKIS ACOMPANHA PRIMEIRA SEMANA DE ATIVIDADES DO SAMU DE OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 07/08/2013 - 17:23:44 Cidade

Na tarde da última sexta-feira, 26, a prefeita Belkis Fernandes esteve na Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ourinhos para conhecer o trabalho e acompanhar in loco a primeira semana de atividades do serviço.
Recepcionada pelo coordenador geral Eduardo Fernando de Souza e pelo Dr. Ronaldo Canizela, que é responsável pela coordenação médica do SAMU, a prefeita elogiou o serviço. “Gostei muito do trabalho, o SAMU tem um atendimento de extrema qualidade. O serviço será mantido pelos municípios que compõem a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), mais a cidade de Ibirarema. Esta é uma estrutura muito complexa, estou surpresa com o número de atendimentos, com o dinamismo da equipe e o trabalho que vem sendo desenvolvido”, destacou.
É importante ressaltar que o SAMU de Ourinhos atende exclusivamente pelo telefone 192.

Avaliação da equipe do SAMU é positiva

O coordenador geral do SAMU Eduardo Fernando de Souza considera bom o atendimento da primeira semana de funcionamento do serviço. “Iniciamos no mês de abril as capacitações e as equipes de enfermeiros, técnicos e motoristas estão prontas para atender as ocorrências do dia a dia. Fizemos uma parceria entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros para que possamos trabalhar de forma integrada e o balanço da primeira semana de trabalho é bem positivo”, frisou.
Dr. Ronaldo Canizela falou sobre como funciona o trabalho das equipes do SAMU. “Na primeira semana de trabalho do SAMU ocorreu tudo dentro do esperado. As escalas, da qual sou responsável estão funcionando direitinho e os profissionais estão se inteirando da chamada regulação onde um médico fica na regulação e outros 2 ficam nas ambulâncias avançadas de Ourinhos e de Santa Cruz do Rio Pardo, além das ambulâncias básicas de Ourinhos e de Santa Cruz”, explicou.
Questionado sobre como é feita a triagem do atendimento pelo telefone 192, Dr. Ronaldo Canizela informou que os telefonistas, ao receber o chamado anotam todos os dados e a queixa do paciente. “A partir disso, tem-se ideia de qual é o tipo da urgência, se é vermelha ou verde. A urgência vermelha vai imediatamente para o médico regulador, a verde é, por exemplo, para a pessoa que não está se sentindo bem. Em relação a parceria com os bombeiros, que atendem pelo telefone 193, digo que o primeiro número que é acionado vai, se forem eles vão os Bombeiros e se for o 192 vai o SAMU. Mas se um precisa da ajuda do outro, automaticamente um órgão aciona o outro”.
Até 10h35 desta quarta-feira, 07, o SAMU registrava 268 chamados atendidos pelo telefone 192. As principais ocorrências desta primeira semana de funcionamento foram atendimentos clínicos e obstétricos.

Publicidade

Parceiros