A(O)GOSTO DAS LETRAS CONTINUA COM LEITURAS, OFICINAS E ENCONTRO COM AUTORES

Prefeitura M. de Ourinhos 21/08/2013 - 18:01:09 Cidade

A programação do 5º A(o)gosto das Letras apresenta durante a semana leituras de textos dos autores homenageados, os cronistas Rubem Braga e o ourinhense Euclides Rossignoli. As leituras acontecem nas escolas Super Ensino, ETEC Jacinto Ferreira de Sá e EE Domingos Camerlingo Caló.

“O objetivo é tornar conhecidos os textos desses escritores. Ler em público não é uma atividade comum, já que a literatura costuma ser uma atividade mais solitária, individual. Mas ouvir um texto literário também pode ser muito interessante e revelador, além de ser uma oportunidade de conhecer a obra desses autores”, explica Marco Aurélio Gomes, um dos curadores do evento. A leitura será conduzida por integrantes do grupo teatral Soarte.

O escritor Rubem Braga completaria 100 anos este ano. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim em 1913, a crônica foi seu gênero preferido, tendo publicado em diversos jornais e revistas. A crônica é um gênero literário de pequeno formato, com duas ou três páginas de livro, cultuado no mundo todo. No Brasil ela tem humor, é íntima e está quase sempre na primeira pessoa. O cronista Rubem Braga desenvolveu com maestria o prazer desta escrita, com seu texto envolvente, rico de sentimento e de olhar sobre o mundo.

O escritor ourinhense Euclides Rossignoli também é cronista, e publica quinzenalmente no jornal Debate. Seus textos trazem recordações de infância e muitas memórias da Vila Margarida e da ferrovia. Em 2011 suas crônicas foram reunidas no livro “Ourinhos - histórias e memórias”.

Oficina estimula crianças a produzirem poesias

O jornalista e poeta Valdir Grandini Alvares, o Dentinho, vai coordenar na quinta e na sexta, a oficina “O bom-senso do avesso - oficina de versos fantásticos”, para duas turmas de crianças entre 10 e 13 anos. A atividade acontece em dois locais: às 10h na Biblioteca Rama Clarice Lispector, e às 14h na Biblioteca Lydia Frayze, na Vila São Luiz.

A oficina é voltada às crianças, para que descubram o prazer de criar com as palavras. “Elas serão estimuladas a inventar a partir de jogos com palavras, exercício que a escola constantemente nega, ao prender-se às normas do uso gramatical, sem investir no invento. Os jogos explorarão a arquitetura verbal, a síntese poética, o humor, o ritmo e rima, com o compromisso de possibilitar que as crianças se divirtam do começo ao fim da oficina”, explica dentinho.

Humberto Werneck e Euclides Rossignoli conversam sobre a crônica

Os cronistas Humberto Werneck e Euclides Rossignoli compõem a mesa de hoje, às 20h, no PUB 744. Mediados pela jornalista Mona Dorf, os autores conversam sobre o tema “A crônica e as memórias do cotidiano”.

O gênero crônica é destaque nesta edição do festival literário. A começar pela escolha do autor homenageado, Rubem Braga, considerado o mestre da crônica, preferida entre tantos autores mineiros. Werneck explica em um de seus textos: “Em Minas gerais não acontece nada, mas o pessoal se lembra de tudo”, referindo-se à crônica como o retrato de acontecimentos sem importância, de situações do cotidiano.

Werneck nasceu em Belo Horizonte em 1945, é jornalista e escritor. Trabalhou no Jornal da Tarde, no Jornal do Brasil e nas revistas IstoÉ, Veja e Playboy. É autor de “O desatino da rapaziada” (1992), “O santo sujo – A vida de Jayme Ovalle” (2008), “O pai dos burros – Dicionário de lugares-comuns e frases feitas” (2009) e “O espalhador de passarinhos & outras crônicas” (2010). Escreve aos domingos no jornal O Estado de São Paulo.

Euclides Rossignoli também participa da conversa sobre a crônica. É cronista do Jornal Debate de Santa Cruz do Rio Pardo desde 2005. Foi vereador de 1983 a 1988. Em 2011, publicou “Ourinhos, Histórias e Memórias”, seleção de crônicas que contam histórias da cidade. O livro foi publicado através do Edital de Fomento à Cultura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Filho de ferroviário (seu pai era maquinista) e neto de imigrante italiano, as crônicas de Euclides contam da infância vivida no Pátio da Estação, na vila Margarida, do footing na Praça Mello Peixoto e retratam tipos populares, políticos e outros personagens que marcaram a vida ourinhense.
O encontro será mediado pela jornalista Mona Dorf, que já trabalhou para várias emissoras de televisão e foi apresentadora da TV Cultura. Mona criou e foi apresentadora do programa Letras & Leituras, transmitido pela Rádio Eldorado de São Paulo, e fez parte do time da TV Ideal, canal com programação totalmente dedicada ao mundo corporativo, onde apresentou o Confraria Ideal. Possui um blog multimídia no Portal IG. Lançou em 2010, o livro Autores e Ideias, Editora Benvirá, com 36 entrevistas com escritores brasileiros de várias gerações. Em 2013, vem desenvolvendo o Projeto “Encontros com autores e ideias”, que promove encontros com escritores na Biblioteca de São Paulo.
Os convites para mesas são gratuitos e podem ser retirados na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, à Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone 3326-4458.



Publicidade

Parceiros