CIEE DE OURINHOS INFORMA VAGAS DE EMPREGO PARA DEFICIENTES

assessoria 15/10/2013 - 13:52:33 Uti. Pública

A Lei de cotas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ao determinar que empresas com 100 (cem) ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento.
Para auxiliar as empresas a cumprir seu papel social, o Programa CIEE para Pessoas com Deficiência já promoveu a contratação de 9 mil estudantes com deficiência intelectual, física, auditiva e visual para estágio, aprendiz ou emprego efetivo em empresas parceiras.
Um ponto relevante para as pessoas com deficiência é que se for contratado na condição de aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.
Para a pessoa com deficiência, é uma oportunidade de mostrar competência para desenvolver atividades como qualquer outro profissional dentro da empresa, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim. Para a empresa, é mais do que uma oportunidade de cumprir uma obrigação legal. Constitui também um estratégico exercício de responsabilidade social, pois muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas, desde que adequadamente capacitados.
Desta forma, o CIEE atua de maneira a possibilitar esse intercambio positivo, tanto para as empresas como para pessoas com deficiência, disponibilizando o endereço eletrônico www.ciee.org.br para a realização do cadastro de deficientes com o objetivo de serem encaminhados às vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Inclusão e responsabilidade social são conceitos que estão determinando, cada vez mais, o sucesso das empresas e até dos países. Proporcionalmente ao aumento da população mundial, cresce a sua diversidade em termos humanos e, naturalmente, o contingente de pessoas segregadas e impedidas de exercer plenamente a sua cidadania, por estarem fora dos padrões de exigência da maioria das instituições. Diante dessa realidade, saber aproveitar o potencial humano dos indivíduos excluídos é um grande diferencial estratégico, que repercutirá na vida das empresas e, certamente, na vida das pessoas.
Atendendo a legislação, muitas empresas têm incluído pessoas com deficiência, que representa 10% da população brasileira, em seus quadros funcionais. A responsabilidade social das empresas e o respeito por pessoas com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais, levam-nos a refletir sobre as oportunidades de acesso ao trabalho, estudo e inserção, bem como sobre os demais benefícios que essa inclusão representa para o mercado produtivo.
Maiores informações entrar em contato com CIEE – Centro de Integração Empresa Escola em Ourinhos, pelo telefone (14) 3326-4434.

Parceiros