ABERTURA DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO 2014 SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA

Prefeitura M. de Ourinhos 30/07/2014 - 18:18:37 Noticias

: Semana será realizada de 1º a 8 de agosto visando conscientizar as mães de que amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê

No dia 1º de agosto é comemorado mundialmente o Dia da Amamentação.  Ourinhos valoriza essa importante data e por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa acontecerá  1º a 8 de agosto a Semana Mundial da Amamentação 2014.

Continua depois da Publicidade

A abertura oficial do evento acontecerá na Santa Casa de Ourinhos, no dia 01, às 15 horas. Profissionais e mães que amamentam terão uma palestras com pediatra, nutricionista e fonoaudióloga sobre a importância do Aleitamento Materno. A prefeita Belkis Fernandes estará presente, reforçando todo o apoio da prefeitura nessa importante ação.

Durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde haverão profissionais falando sobre o tema, além de faixas serem afixadas na cidade para divulgar a Semana da Amamentação.

Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê. A amamentação é um processo fisiológico, natural, mas que precisa ser aprendido.

O leite materno

O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó). O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos.

É por isso que o leite materno:

  • protege o bebê de certas doenças e infecções,

  • melhora o desenvolvimento mental do bebê;

  • é mais facilmente digerido.

  • O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes também.

    Amamentar promove uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, conhecida tecnicamente por vínculo afetivo.

    Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas.

    Amamentar tem vantagens também para a mãe:

    - sente-se mais segura e menos ansiosa;

    - faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;

    - Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;

    - A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;

    - A amamentação protege do câncer de mama;

    - Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar mamadeiras.

    - A amamentação é mais econômica para a família. Basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó, pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança.

    A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.

Publicidade

Parceiros