FUNDO SOCIAL FAZ REPASSE PARA AECO

Prefeitura M. de Ourinhos 04/08/2014 - 19:12:20 Cidade

Entre os dias 23 e 25 de julho, João Pessoa-PB foi palco do maior evento de robótica do mundo: a ROBOCUP, que contou com a participação de mais de 45 delegações estrangeiras entre estudantes e pesquisadores do mundo inteiro no campo da inteligência artificial e robótica.     Estudantes do país todo aproveitaram a oportunidade para ver de perto robôs androides e humanoides executando as mais diversas tarefas, desde domésticas até jogando futebol.

         Os estudantes ourinhenses não poderiam deixar escapar esta oportunidade já que esta foi a primeira vez que o Brasil sedia evento dessa magnitude e importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, não só em nosso país como no mundo.

Continua depois da Publicidade

         Professores e alunos trouxeram com eles na bagagem muito conhecimento  explorado e adquirido por meio de tudo que viram e ouviram na visita à ROBOCUP e a João Pessoa/PB. Os alunos, acompanhados de seus professores, ouviram palestras como: Robótica Educacional, história e desafios, em que perceberam que os desafios que encontram no decorrer de seu aprendizado faz parte da história de qualquer ciência em desenvolvimento, como no caso a robótica.

         Outro ponto alto foi à palestra Robótica com arduíno, que culminou em um minicurso prático que os alunos tiveram seu primeiro contato com um kit de robótica arduíno e aprenderam noções básicas de eletrônica e programação em C.

         Durante toda a exposição ocorriam simultaneamente diversas competições de várias modalidades, como: futebol de robôs humanoides e androides, em que se disputavam seleções de países contra países; futebol entre humanos contra robôs que empatou 2 x 2. Foi não só um aprendizado muito grande como também muita diversão.

         Robôs resgate demonstravam como encontrar vítimas, desmontar bombas, encontrar saídas de labirintos e encontrar objetos pré selecionados.          Robôs domésticos eram programados a identificarem cômodos e ambientes e encontrarem determinados alimentos, por exemplo; outros robôs em miniatura eram capazes de subir e descer escadas; enfim foi uma enxurrada de conhecimento para os amantes da robótica, ciência e tecnologia.

         O evento trouxe a atenção da mídia do mundo todo com destaques nas principais emissoras, sendo alguns dos alunos de Ourinhos filmados em uma dessas reportagens. Contou também com a presença de celebridades como do atleta Tandy que estava presente preparando uma reportagem sobre o futebol de robôs para apresentação em seu programa televisivo.

         Foi realizado um passeio histórico e cultural pela cidade de João Pessoa onde foi abordado tanto aspectos culturais quanto históricos da cidade, inclusive aprendeu-se sobre a morte do ex-Presidente da República,  João Pessoa, o qual deu origem ao nome da capital paraibana e todo o movimento histórico da Revolução dos 30 que antecedeu a isso.

         Também visitaram a Estação Ciências, sendo uma das últimas obras do famoso arquiteto Oscar Niemayer, tributo deixado ao povo paraibano para disseminar a cultura, arte e a ciência; lá os alunos viram experimentos de física e testaram até mesmo alguns deles e visitaram as obras do artista Tito Lobo.

         Os alunos puderam conhecer outros estudantes de robótica de vários países, tiraram fotos, compartilharam experiências e até trocaram moedas. Foi um aprendizado cultural muito grande, com aulas de inglês e espanhol aprendidas por meio da vivência, experiência que jamais esquecerão. Muitos deles não conheciam o mar e nunca haviam saído de Ourinhos, sendo a primeira vez que viajaram de avião.

         Todos os professores e alunos agradecem pela oportunidade de aprendizado e vivência proporcionados mais uma vez pela Prefeitura Municipal de Ourinhos em conjunto com os esforços da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

Parceiros