BELKIS PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO PROJETO HORTA EDUCATIVA

Prefeitura M. de Ourinhos 08/09/2014 - 19:31:40 Cidade

Na última sexta-feira, 05, a Prefeita Belkis Fernandes, acompanhada pela Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes e pela Presidente do Fundo Social de Solidariedade Fátima Dias Perino, participou da cerimônia de inauguração do projeto Horta Educativa na EMEI Manuel Bandeira.

         Mudas de diversos legumes e hortaliças serão plantadas nos canteiros construídos na EMEI Manuel Bandeira. Na inauguração do projeto, os alunos fizeram os primeiros plantios com o auxílio do diretor de professores e colabores da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Durante o decorrer do projeto os alunos farão o plantio e colheita e posteriormente os alimentos serão consumidos na própria escola, pois serão incluídos na merenda escolar.

Continua depois da Publicidade

         O projeto é desenvolvido em parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) com as prefeituras e Fundos Sociais de Solidariedade de vários municípios do estado. O objetivo de ensinar através de aulas teóricas e práticas conceitos de Educação Ambiental, alimentação saudável e valorização do meio rural.

         Desta forma, a Horta Educativa foi implantada por meio de um convênio firmado entre o (FUSSESP), com o Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio de diversas secretarias.

         “Nós trabalhamos dentro do principio da integração entre secretarias. Assim, uma pode complementar a outra. Neste projeto estão envolvidas diversas secretarias municipais, entre elas podemos destacar a Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Obras e até a SAE. Com este espírito podemos implantar mais projetos e ampliar os resultados das nossas ações, em prol da população”, destacou a prefeita Belkis.

         A pasta de Meio Ambiente colaborou com o preparo dos canteiros, além de disponibilizar auxílio regular no plantio e durante o crescimento da horta. A retirada da grama do local foi efetuada pela pasta de Obras. O material para plantio, além das sementes são provenientes do Fundo Social do Estado. Os alunos e pais também receberam apostilas para auxiliar no conhecimento da

         “A horta tem o intuito de despertar na criança o desejo de ter uma alimentação saudável. Desta forma esta proposta, será utilizada como estratégia interdisciplinar de educação ambiental e alimentar, possibilitando a criação de hábitos saudáveis de alimentação. Como também irá trazer essa questão para a comunidade já que terá o envolvimento de pais e professores”, enfatizou a presidente do Fundo Social de Ourinhos Fátima Perino.

         Além da EMEI Manuel Bandeira, daqui alguns dias a EMEI Clara Augusta de Noronha também será contemplada com a Horta Educativa. Paralelamente, de acordo com a Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes desenvolve um trabalho de Horta escolar em outras 07 unidades escolares.

         “Este trabalho é super importante, porque auxilia as crianças a desenvolverem o hábito saudável de alimentação, sem contar que eles aprendem brincando ciências e todas as outras disciplinas que envolvem o plantio”, declarou Maria Tereza.

Publicidade

Parceiros