BELKIS PARTICIPA DE REUNIÃO EM BRASÍLIA PARA ACELERAR CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE DE OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 07/11/2014 - 18:49:27 Cidade

A prefeita Belkis Fernandes conquistou um importante equipamento esportivo para Ourinhos: o CIE - Centro de Iniciação ao Esporte. O termo de compromisso para a instalação do novo equipamento já foi assinado e na última terça-feira, 04, a prefeita esteve em Brasília para participar de uma reunião com o intuito de acelerar o processo de liberação da verba para o início da obra.

         Somente 285 municípios do país foram contemplados com o CIE. Ourinhos está nesta lista graças ao trabalho desenvolvido pela prefeita Belkis durante visita ao ministro do esporte Aldo Rebelo. O CIE faz parte da seleção do PAC 2 do Ministério do Esporte, por meio do Programa Esporte e Grandes Eventos Esportivos.

Continua depois da Publicidade

         O CIE de Ourinhos será construído na Av. Miguel Cury, na Vila Margarida e vai abrigar: ginásio poliesportivo (arquibancada para 177 lugares), área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e estruturas de atletismo.

         “Essa reunião foi extremamente útil, pois o Ministério do Esporte reiterou a importância do projeto e a responsabilidade dos órgãos públicos em executá-lo da melhor maneira possível e dentro dos prazos. O CIE com certeza ajudará em muito no desenvolvimento de nossos atletas. Pleiteamos a instalação do CIE como uma grande oportunidade para inserir nossas crianças, adolescentes e jovens no cenário esportivo, pois além de proporcionar condicionamento físico, contribuir para elevar a autoestima, será mais uma opção para que formemos bons cidadãos, por meio das políticas de inclusão, destacou a prefeita Belkis Fernandes. 

ACESSIBILIDADE GARANTIDA

A arquibancada terá 177 lugares para a quadra, sendo 122 no modelo reversível. Todas as instalações dedicarão atenção especial à acessibilidade, com rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras de rodas nas arquibancadas. Todo material que será utilizado na construção permitirá conforto térmico e acústico.

CIE DE OURINHOS

O modelo selecionado para Ourinhos, que será construído na Vila Margarida é o maior e mais completo com custo estimado de R$ 3,8 milhões, com terreno de 7.000m² e área construída de 3.750m.

Quando foi feito o anúncio dos municípios selecionados para implantação do CIE, o ministro do Esporte Aldo Rebelo falou sobre o equipamento. “As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou o ministro. Serão 285 centros, distribuídos em 263 municípios, com foco em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

O QUE É O CIE?

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

MODALIDADES ESPORTIVAS

  • 13 MODALIDADES OLÍMPICAS: Atletismo, Basquetebol, Boxe, Handebol, Judô, Lutas, Tênis de Mesa, Taekwondo, Vôlei, Esgrima, Ginástica Rítmica, Badminton e Levantamento de Peso.

  • 6 MODALIDADES PARAOLÍMPICAS: Esgrima de cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de Mesa, Voleibol Sentado e Goalball

  • 1 MODALIDADE NÃO-OLÍMPICA: Futsal

Publicidade

Parceiros