VEREADOR ALEXANDRE ZÓIO REQUER A IMPLANTAÇÃO DO CAPS INFANTIL NA CIDADE OURINHOS.

assessoria 11/11/2014 - 11:03:39 Diversos

O vereador apresentou na última sessão da Câmara municipal um requerimento solicitando a implantação do Centro de Atenção Psicossocial infantil.

Há algum tempo APAE de Ourinhos, vem recebendo uma demanda de crianças e adolescentes sendo na maioria encaminhados pela Rede Publica de Ensino para avaliação e diagnostico.

Continua depois da Publicidade

Segundo Alexandre Zóio “em muitos casos avaliados não há deficiência intelectual, mas sim “sofrimento psíquico, hiperatividade” e outros diagnósticos que necessitam de atendimentos imediatos nos moldes do CAPS”.  

Em Ourinhos já existe uma demanda necessária para a Implantação desse atendimento. Isso é caso de urgência, o sofrimento psíquico grave ou transtorno mental (transtorno de conduta, transtorno de ansiedade, depressão) e hiperatividade  entre outros precisam de tratamento urgente.

Existe relato de vários casos de adolescentes, em período escolar, se auto agredindo, agredindo os colegas e professores e mais grave ainda se auto mutilando, usam a gilete do apontador ou outros objetos cortantes para se mutilar. Isso é extremamente grave, é necessário tomarmos providencias urgente, porque esses adolescentes são os adultos de amanhã.

Não são casos para atendimento na APAE, não estamos falando de deficiência intelectual estamos falando de sofrimento psíquico grave que está afetando nossas crianças e nossos adolescentes.

As escolas não podem ser responsabilizadas por estas crianças e adolescentes que não atingirem seu grau de aprendizado, diretor de escola, professores, pedagogos não são técnicos nem psiquiatra. Esse problema se refere à Saúde que está refletindo na Escola.

São casos para atendimento na Rede Publica de Saúde, acredito que a Secretária Municipal de Saúde irá apresentar um projeto para a implantação do CAPS, mesmo porque o Governo Federal esta dando incentivo para a implantação, conforme demonstra a Portaria 615/2013 do Ministério da Saúde.

As crianças e adolescentes serão os adultos de amanha e se não receberem tratamento adequado ainda em seu inicio as consequências serão graves futuramente, inclusive de alto custo para Prefeitura na questão de Saúde Mental e uma população extremamente doente.

Publicidade

Parceiros