COM FUNCIONÁRIO DE CARREIRA, SETOR DE PESSOAL DA PMO SAI DA IDADE DA PEDRA E IMPLANTA HOLERITE ELETRÔNICO

MASSIVA 17/11/2014 - 21:06:09 Cidade

O Governo Municipal divulgou na última semana que os holerites dos servidores municipais já podem ser consultados através do site da Prefeitura, o http://www.ourinhos.sp.gov.br. O serviço está disponível desde o dia 1º de novembro. Para 2015, a disponibilização digital do informe de rendimentos do imposto de renda e a integração do ponto eletrônico com a folha de pagamento serão as novidades.
É perceptível a maior eficiência dos setores da administração pública em que há servidores de carreira no comando. O administrador público tem que colocar as pessoas certas nos lugares certos e esquecer um pouco da política para que as coisas funcionem realmente.
De acordo com o novo Diretor de Pessoal da PMO, Marcos Varalta, funcionário efetivo desde 2007, a implementação do holerite eletrônico foi até certo ponto simples. "No holerite impresso da competência de outubro a senha de acesso ao holerite digital foi colocada no canto inferior direito. Basta entrar no site da PMO, colocar a matrícula, senha e data de nascimento para visualizar o demonstrativo", completou.
Depois de muitos anos o Setor de Pessoal da PMO volta a ter um funcionário de carreira no comando, o longo período de estagnação comprometeu a eficiência do setor em algumas áreas e certamente a informatização dos processos foi uma delas, face limitação técnica daqueles que ocuparam o cargo anteriormente, funcionários meramente políticos sem a qualificação desejada para exercerem plenamente suas atribuições.
O Secretário de Administração, Antônio Carlos Gregório, servidor já aposentado e que atualmente acumula a função de agente político, aponta mais uma vantagem de se ter servidores efetivos em posições estratégicas dentro da administração pública. "O funcionário de carreira ao longo do tempo vai buscando excelência em seu trabalho, diferente daquele que não tem um vínculo efetivo com a administração e que muitas vezes depende de condições político partidárias para permanecer no cargo", pontuou.
Com relação a implementação de sistemas eletrônicos que disponibilizam informações aos cidadãos, Gregório lembrou que hoje existem as Leis de Responsabilidade Fiscal e de Transparência, onde tudo tem que ser informado ao cidadão de forma clara, concisa e acessível, atendendo ao princípio da publicidade. "Hoje abrimos sites institucionais e em alguns há até demonstrativos de vencimentos de ministros por exemplo. Hoje ainda há uma restrição grande de algumas pessoas em cima disso. Mas quem é contra se esquece que os atos da administração são públicos", esclareceu.
Outro tópico destacado pelo secretário foi a integração do ponto eletrônico com a folha de pagamento já em 2015. Um projeto completo está sendo estruturado e deverá atender todas as secretarias. Atualmente a marcação do ponto é eletrônica utilizando a biometria, porém o apontamento continua manual, ou seja, a indicação de faltas, atrasos, ausências abonadas e horas extras dos servidores continuam sendo feitas manualmente. "Nós já tivemos contato com um sistema completo de marcação e apontamento eletrônico. O que temos hoje na Prefeitura já é obsoleto. Somente precisamos adequar o nosso orçamento para poder implementar este sistema novo", destacou.
Na oportunidade, Gregório também destacou que a individualização do vale transporte também é um objetivo que será alcançado no próximo ano. Ele explicou que o cartão virá personalizado com a foto do servidor, o que impedirá que o vale transporte seja utilizado por outra pessoa. "Além da foto, o vale transporte poderá ser fornecido também com o número da matrícula do servidor. Isso nos permitirá uma efetiva fiscalização", finalizou.

Continua Após Publicidade

Fonte: Agência Massiva

Publicidade

Parceiros