CG Kimo Jiu Jitsu, em parceria com AERO, FAEASP e CREA, realizará curso de Defesa Pessoal para Mulheres

assessoria 19/12/2014 - 14:34:06 Cidade

A CG Kimo Jiu Jitsu, em parceria com a AERO, CREA e FAEASP, vai realizar um curso de Defesa Pessoal para Mulheres. As aulas acontecerão na avenida Rodrigues Alves, 273, no centro de Ourinhos, e serão ministradas pelo instrutor Douglas Callegari. O objetivo é mostrar de forma simples, prática e objetiva que o famoso “sexo frágil” pode e deve adquirir condições de se proteger em situações frequentes do dia a dia, em
casa ou na rua.

O curso prevê noções básicas de segurança, técnicas ofensivas, pontos de pressão, escolha dos alvos, armas improvisadas e defesa de ataques no chão. Serão seis horas de curso, sendo duas aulas por semana das 20h às 21h30, sempre às terças e quintas-feiras, nos dias 13, 15, 20 e 22 de janeiro.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o instrutor do curso, Douglas Callegari, a Defesa Pessoal engloba todas as técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física e emocional própria e de terceiros. “A melhor defesa pessoal se baseia na prevenção, evitando chegar a condição de vítima através do conhecimento dos riscos e adoção de procedimentos de segurança pessoal que dificultem uma ação violenta por parte do agressor”.

Existem diversas modalidades de artes marciais que dizem ensinar defesa pessoal. Segundo o instrutor, na maioria dos casos, as técnicas só funcionam contra um oponente que segue regras pré estabelecidas, ajudando na execução dos movimentos. “Algumas destas técnicas ensinadas criam uma falsa sensação de segurança que são, na verdade, suicidas. Uma boa técnica de defesa pessoal não espera que o adversário colabore com a vítima. Algumas precisam que a aluna tenha força, velocidade e até um grau elevado de contorcionismo. A verdadeira defesa pessoal deve funcionar em todas as situações”.

O instrutor destacou ainda que a realidade das ruas prova que não importa quantas técnicas a pessoa saiba, mas quantas são realmente efetivas. “Uma boa defesa pessoal utiliza todas as armas disponíveis para equilibrar o combate, inclusive com uso de armas (próprias ou impróprias), que servem como equalizadores, ou seja, nivelam um adversário mais fraco (mulher) ao mais forte (homem)”.

Na opinião do instrutor, outra deficiência no treinamento é basear-se apenas no aspecto físico, deixando de lado o mental e psicológico da aluna. “Defesa Pessoal se faz através do conhecimento de como o marginal age, ensinando medidas preventivas para evitar as situações de risco, trabalhando o instinto de sobrevivência e preparando a combatividade da mulher”, afirmou.

Maiores informações sobre o curso pelo telefone (14) 99857-3546.

Benefícios do curso de Defesa Pessoal

  • Eleva a qualidade de vida, com a prática de exercícios regulares que melhoram as funções do corpo e aumenta a auto-estima;

  • Contribui para as habilidades físicas propiciando maior força, flexibilidade, coordenação motora, velocidade, agilidade e resistência nas situações de emergência.

  • Melhora o aspecto emocional, proporcionando confiança, autodisciplina e determinação para alcançar objetivos.

    Características da Violência Física contra a Mulher:

    Não há regras: um marido violento não se importa em quebrar um braço ou nariz da esposa. A brutalidade registrada em muitos ataques contra a mulher é impressionante.

  • A violência é rápida e explosiva: ataques de fúria acontecem sem aviso prévio e muitas vezes por motivos banais ou até mesmo de forma gratuita;

  • O Agressor normalmente é maior e mais forte do que você: a agressão é covarde e ficar em silêncio incentiva novas agressões.

  • O Agressor agride para imobilizar psicologicamente a vitima: A última coisa que o agressor quer é que reaja, desta forma causar pavor na vítima é uma prática comum entre eles.

Publicidade

Parceiros