Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção às STs durante o período carnavalesco

Prefeitura M. de Ourinhos 13/02/2015 - 18:53:53 Noticias

Foliões também poderão realizar testes rápidos de HIV após o carnaval.  

É carnaval. Período propício para o divertimento, novas amizades, romances, sexo sem compromisso e consequentemente o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis. Pensando em todas as possibilidades, a Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, por meio do CTA/COAS (Centro de Aconselhamento e Testagem) está realizando uma série de ações durante o carnaval.

Continua depois da Publicidade

Durante toda a semana, a equipe do CTA/COAS realizou a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante nas empresas com maior número de funcionários, bares, lanchonetes e algumas escolas programadas. Também foi realizada uma parceria com as Unidades de Saúde da Família e os agentes também estão realizando a distribuição desses materiais.

De acordo com a gerente do CTA Marcela Caldeira, é necessário alertar as pessoas e principalmente os jovens sobre os perigos de contrair as DST/AIDS durante esta época do ano. “Nós realizamos esse trabalho de conscientização justamente para que as pessoas se divirtam com segurança, pois sabemos que na maioria das vezes o preservativo acaba sendo deixado de lado e as consequências aparecem depois. As pessoas precisam saber que usar camisinha, além de ser um ato de cuidado também é um ato de amor”.

Durante o carnaval, no período noturno, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando uma equipe volante nas ruas do município, distribuindo preservativos nos bailes, bares, casas noturnas e onde houver concentração de pessoas, orientando sobre a preservação e convidando para realizar a testagem. 

“Além da distribuição do material, vamos seguir a determinação da Campanha #partiuteste, do Ministério da Saúde, para convidar as pessoas que por ventura não fizeram uso do preservativo ou que utilizou de forma incorreta, a fazer o teste rápido de HIV. Através do teste a pessoa terá a oportunidade de descobrir se está contaminada com o vírus e posteriormente realizar o tratamento. Quanto antes à doença for descoberta, melhor será a qualidade de vida do paciente”, explicou Marcela.

Os interessados em realizar a testagem podem fazer o agendamento de maneira sigilosa, através do telefone: (14) 3325-2045 ou diretamente na sede do CTA/COAS, localizado na Rua Dom José Marello, 385, Vl. Mano.

Publicidade

Parceiros