Número de criadouros do mosquito Aedes Aegypti encontrados em residências preocupa agentes de saúde

Prefeitura M. de Ourinhos 20/02/2015 - 19:24:08 Noticias

Moradores estão sendo notificados. População precisa se conscientizar que a Dengue mata 

Apesar do intenso trabalho realizado pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. para conter os casos de dengue, os agentes comunitários têm encontrado diversos criadouros do mosquito Aedes Aegypti nas residências, o que dificulta a eficácia das ações.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o chefe do núcleo de controle de vetores Valdir Graciano, é necessário uma maior atenção por parte dos munícipes para evitar os criadouros do mosquito. “Nós estamos preocupados com a quantidade de criadouros do mosquito da dengue que estamos encontrando nas residências, pois chegamos a encontrar cerca de 20 criadouros por dia. As pessoas precisam ter mais cuidado e consciência de que essa doença não é brincadeira e pode até matar”.

Como o trabalho de conscientização não está sendo suficiente para mobilizar os munícipes, a equipe de agentes da dengue está notificando alguns moradores que ainda insistem em deixar recipientes que servem de acúmulo de água a céu aberto.

“Nossa equipe realiza a visita nas residências e orienta os moradores sobre a importância de preservar os quintais sempre limpos e eliminar qualquer tipo de objeto que possa acumular água. Porém quando voltamos no local e encontramos os criadouros somos obrigados a notificar o proprietário da residência”, acrescentou Valdir.

A notificação é realizada de acordo com a Lei Nº 5.935, de 21 de maio de 2013 que deixa claro que qualquer proprietário ou locatário de imóvel é obrigado a adotar medidas necessárias para manter sua residência ou terreno sempre limpos e livre de focos do mosquito Aedes. Caso haja o descumprimento da lei o agente tem o aval de notificar o proprietário e este terá um prazo de 3 (três) dias para realizar a limpeza e eliminar os criadouros. Se o prazo não for cumprido, o proprietário estará sujeito à multa que pode variar de acordo com a gravidade da infração.

Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica apontam um total de 259 casos de dengue acumulados no município, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de cada um para cuidar de suas propriedades.

 “Gostaria de lembrar a população mais uma vez sobre a importância de dedicar 10 minutos do seu tempo por semana para inspecionar seu quintal e eliminar as águas paradas e possíveis criadouros do mosquito Aedes. Não esperem que alguém da sua família ou vizinho fique doente. Coloquem as mãos na massa e colaborem com a eliminação da doença”, disse a diretora da divisão de vigilância epidemiológica Lilia Sionéia Becheri.

Publicidade

Parceiros