Secretaria de Saúde faz esclarecimento sobre uso de carro fumacê no combate à Dengue

Prefeitura M. de Ourinhos 24/02/2015 - 18:30:40 Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde tem utilizado todos os mecanismos possíveis no combate à proliferação do mosquito da Dengue, bem como no atendimento adequado para os casos de suspeita da doença.

         Com isso, é importante informar que o uso de caminhão ou carro fumacê é regulado pela Secretaria de Estado da Saúde e somente é utilizado em casos extremos, visto que o mesmo também é prejudicial a saúde das pessoas.

Continua depois da Publicidade

         Os que mais sofrem são crianças, idosos e doentes crônicos, sem contar que o fumacê também pode causar problemas à fauna local, como por exemplo a morte de outros animais.

         O inseticida é pulverizado com óleo diesel para possibilitar fumaça e fixação. Atualmente, a eficácia deste procedimento é contestada, uma vez que só atinge o mosquito alado, desta forma,  não combate os ovos e larvas do mesmo.

         Hoje, Ourinhos possui oito máquinas costais novas de pulveriação que são utilizadas para bloqueios em áreas de maior incidência. “Assim como é feito pelo carro fumace, a pulverização é realizada, entretanto se não for eliminado os criadouros, uma nova geração já surge no dia seguinte. Portanto, a melhor forma de combate ao mosquito transmissor da dengue é a eliminação de criadouros nas casas e empresas”, destacou o Secretário de Saúde André Mello.

         De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, Ourinhos tem 287 casos de dengue confirmados até o dia 23 de feveiro, sendo 280 autoctones e 7 importados.

         “Temos trabalhado os sete dias da semana para controlar a situação, fazendo nebulização, limpeza de terrenos, retirada de material inservível. Porém, é preciso o apoio da população. Bastam 10 minutos por dia, se cada munícipe, verificar em suas residências em empresas locais ou recipientes com água parada, iremos evitar a proliferação do mosquito”, acrescentou André Mello.

Publicidade

Parceiros