Vem aí a Festa Literária de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 05/08/2015 - 23:36:17 Região

Evento será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura durante 8 dias, de 20 a 27 de setembro 

O secretário de Cultura de Ourinhos, jornalista Fernando Cavezale, divulgou na tarde desta quarta-feira, 05, a realização no mês de setembro próximo da Festa Literária de Ourinhos, a FLOu, como propõe a marca do novo evento cultural da cidade. Segundo ele, assim como foi feito com o festival de cinema Curta Ourinhos, que mudou de outubro para março, objetivando a melhor adequação ao calendário de atividades da própria Secretaria, será feita agora essa alteração de datas com relação ao evento literário, que anteriormente acontecia em agosto. “O A(o)Gosto das Letras acontecia muito em cima do Festival de Música, que por sua vez absorve muito dos recursos humanos e financeiros da Secretaria e sempre quisemos dedicar maior atenção a área literária também com um evento à altura da importância desse segmento cultural”, justifica Cavezale. Mudando para setembro, o nome também demandou mudança, segundo o secretário, já que o anterior fazia alusão ao mês de agosto.

Continua depois da Publicidade

Pelo o que anuncia parte da programação já confirmada, as mudanças não param por aí. A FLOu chega prometendo ampliação de atividades, maior alcance de público e mais envolvimento com a comunidade, procurando manter a mesma qualidade do que vinha sendo feito até 2014, afirma Cavezale.

HOMENAGEM - Para inspirar toda essa evolução, a FLOu, que acontecerá no início da primavera, homenageará o escritor romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta paraibano Ariano Suassuna. Entre mesas literárias, palestras e oficinas que serão realizadas com a obra do homenageado em pano de fundo, a FLOu trará para Ourinhos o genro, Alexandre Nóbrega, fotógrafo e autor da Mostra Fotográfica “O Decifrador”, que retrata momentos da vida de Suassuna. Também estarão participando da FLOu, o cineasta Douglas Machado, diretor do mais importante filme documentário acerca do “mestre”, intitulado “O sertãomundo de Suassuna”, e Carlos Newton Jr., professor, amigo pessoal e revisor de obras de Ariano Suassuna.

Entre os escritores convidados para a FLOu - e já confirmados - estão os nomes de João Carrascoza, Ricardo Azevedo, Márcio Vassalo, Luiz Ruffato, Evandro Affonso Ferreira, Reynaldo Figueiredo (Casseta & Planeta), além de escritores e poetas ourinhenses. A FLOu utilizará vários espaços culturais da cidade, mas será montada uma tenda principal na praça das artes da Casa dos Ingleses onde acontecerão as mesas literárias.

LIVROS - Outra novidade da FLOu, que não acontecia no formato anterior, será a realização de uma feira de livros, com grande oferta de títulos para os interessados em adquirir publicações dos mais diversos gêneros literários. “Ourinhos há algum tempo não conta com nenhuma livraria, apenas um ótimo mas único sebo literário”, argumenta Cavezale. Na avaliação do secretário de Cultura, mesmo considerando o crescimento da venda de livros pela internet, é muito importante o contato com o livro físico até na hora da procura, da escolha e da compra. “Esse contato tátil exerce um fascínio sobre muitos leitores e precisamos usar de todos os recursos para promover o interesse pela leitura, sobretudo do público infanto-juvenil”, defende.

Oficinas – Oficinas, laboratórios, lançamentos, palestras e workshops estão na lista de eventos da FLOu, conforme Fernando Cavezale. Haverá, por exemplo, uma oficina de Fotografia e Literatura, com Marco Aurélio Olímpio; um laboratório de Escrita Criativa com Reynaldo Damázio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, mais conhecido por “Casa das Rosas”, espaço cultural paulistano que, aliás, é parceiro desta primeira edição da FLOu; e uma oficina litero-gastronômica com o tema “Os sertões de Ariano Suassuna e Euclides da Cunha”. 

Teatro – A FLOu contará também com intensa programação cultural paralela, incluindo peças de teatro, um dos universos criativos da obra de Ariano Suassuna. O destaque será para a peça encenada pelo Grupo Juvenil do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, com direção de Karina Zimmermann, “Uma Mulher Vestida de Sol”, adaptação da peça homônima de Suassuna. Outras peças, dentro da programação da FLOuzinha dirigida ao público infantil, serão apresentadas, como “A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília”, com a Companhia “Delas de Teatro”, uma dos mais aclamados grupos de teatro da atualidade voltado ao público infantil.

Cinema – No campo do cinema, onde Suassuna também desbravou fronteiras, a FLOu vai promover exibições em diversos bairros da cidade de filmes baseados na obra do “mestre”, como o “Auto da Compadecida”, “O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, “A Pedra do Reino”, entre outros.

Música – Durante a FLOu, haverá espaço ainda para diversas apresentações musicais, como pocket shows nos intermeios entre mesas literárias e as outras atividades da Festa. No sábado, 26, será realizado um “Lual Nordestino”, inspirado no universo imaginário de Suassuna e na cultura musical do Nordeste brasileiro. Nos dias 23, 24 e 25, um dos bares da cidade vai encampar o “Bar da FLOu”, estendendo a interação entre público, convidados e escritores madrugada a dentro, sempre regado a boa música.

         Outras informações sobre a FLOu, de acordo com Fernando Cavezale, serão divulgadas nas próximas semanas. Por hora, uma das fontes de informação é a página do Facebook da Secretaria Municipal de Cultura: facebook.com/culturaourinhos.

Publicidade

Parceiros