VACINA CONTRA SARAMPO DEVE SER TOMADA POR QUEM FOR VIAJAR PARA OUTROS ESTADOS OU PARA EXTERIOR

Prefeitura M. de Ourinhos 21/03/2011 - 09:29:00 Cidade

Atendendo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está recomendando que as pessoas que forem viajar para outros Estados brasileiros ou para o exterior, tomem a vacina contra o Sarampo (tríplice viral), caso não tenham se imunizado contra a doença, ou ainda, que não tenham mais a carteira de vacinação ou não se lembrem se já tomaram a vacina. A orientação se deve a confirmação do 1º caso importado de Sarampo no Estado desde 2005. A ação é preventiva, com objetivo de evitar que a doença volte a circular no território paulista. Segundo investigação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual, no dia 10 de março, a doença foi diagnosticada em um morador de Campinas, de 41 anos, sem documentação de vacina tríplice viral, que viajou para Orlando (EUA) no mês de janeiro. Análises de amostras de sangue e urina feitas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e na Fiocruz, no Rio de Janeiro, deram positivo para Sarampo.

Quem deve tomar a vacina contra o Sarampo (tríplice viral)

Além dos viajantes, devem tomar a vacina os profissionais que atuam no setor de turismo, como motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com turistas no Estado. Também devem tomar a vacina profissionais de saúde e de educação. Pessoas com doses em atraso na caderneta também devem se vacinar.

Doses da vacina

A vacina tríplice viral (contra Sarampo, caxumba e rubéola) faz parte da rotina do calendário de vacinação de crianças, adolescentes e adultos e é aplicada da seguinte forma:
•Crianças com 12 meses de idade: uma dose de tríplice viral e um reforço aos 4 anos (até aos 6 anos);
•Crianças (maiores de sete anos) e adolescentes (período entre 10 e 19 anos de idade): se ainda não estiver vacinado, uma dose de tríplice viral e um reforço após 2 meses;
•Adultos entre 20 e 59 anos: se ainda não estiver vacinado, uma dose única.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Confira os dias e horários de vacinação contra Sarampo nas 9 Unidades de Saúde:

UNIDADE DE SAÚDE DIA DA SEMANA HORÁRIO

1 Centro de Saúde I Ourinhos 3ª feira, 4ª feira e 5ª feira 9h às 17 horas
2 UBS Parque Minas Gerais 2ª feira e 4ª feira 9h às 17 horas
3 UBS COHAB 4ª feira e 5ª feira 9h às 17 horas
4 UBS Vila Brasil 3ª feira e 4ª feira 9h às 17 horas
5 UBS CAIC 5ª feira e 6ª feira 9h às 17 horas
6 UBS Vila Odilon 2ª feira e 4ª feira 9h às 17 horas
7 UBS Vila São Luiz 3ª feira e 5ª feira 9h às 17 horas
8 UBS Itamaraty 2ª feira e 6ª feira 9h às 17 horas
9 UBS Vila Margarida 4ª feira e 6ª feira 9h às 17 horas



Publicidade

Parceiros