DIA DA ANIMAÇÃO E DEMAIS EVENTOS SÃO DESTAQUE EM SANTA CRUZ DO RIO PARDO ESTA SEMANA

Tania Guerra-Pref. Santa Cruz 28/09/2010 - 17:50:12 Noticias

SANTA CRUZ PARTICIPA DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Santa Cruz está no projeto e receberá o público no Palácio da Cultura Umberto Magnani. Dia Internacional da Animação Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras. A Mostra Nacional 2010 contará com a exibição de curtas metragens como “Tromba Trem - O estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como comer um elefante”, de Jansen Raveira e “Eu queria ser um monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as cores somem”, de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito). A História A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE SANTA CRUZ TEM NOVO PRESIDENTE
O Conselho Municipal de Trânsito tem novo presidente. Alessandro de Carvalho Cunha foi empossado nesta 3ª (28 de setembro), na Casa do Empreendedor.Alessandro, chefe do sistema de estacionamento rotativo da Prefeitura, entra no lugar do antigo presidente, vereador José Paula da Silva, que pediu desligamento no dia 31 de agosto por motivos particulares. Segundo o novo presidente, a proposta de trabalho envolve a parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, objetivando melhorias na sinalização e organização geral do trânsito da cidade.
MÚSICA POPULAR NO CORETOENCANTO NESTE FINAL DE SEMANA EM SANTA CRUZ
O Coretoencanto, projeto da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo organizado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, apresenta neste final de semana MPB com Cibele Fleury. A intérprete traz uma proposta Diferente, mixando música popular brasileira e outras melodias dançantes. Cibele vem acompanhada de Alberto Távora no violão, Donato na bateria, Fernando na percussão e Débora e Távora nos vocais. O repertório musical esta recheado de muito samba, forró, xote, rock, pop, afoxé, dentre outros. Então não perca, neste domingo (3 de outubro), na praça Lêonidas Camarinha, a partir das 20h, se não chover!
IMAGEM DA MÃE DIVINA, PEREGRINA,VISITA SANTA CRUZ EM NOVEMBRO
A Imagem da Mãe Divina Peregrina chega a Santa Cruz do Rio Pardo dia 1ª de novembro. De acordo com o roteiro da Secretaria Estadual da Cultura, a imagem sai de São Paulo no dia 9 de outubro, passa por 23 municípios, até chegar a Santa Cruz, onde permanece por 3 dias. Depois de ser carregada em carreata, a Peregrina será recebida pelos fiéis na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Vila Santa Aureliana. No dia 3 de novembro segue para Avaré e, em seguida, retorna à Capital. A peregrinação da imagem da Santa faz parte do programa Revelando São Paulo. A Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, vem reunindo, há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo, dando a conhecer aos paulistas e ao Brasil, aspectos pouco divulgados da vida no Estado. O projeto visa difundir a diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia. Nesse encontro, os “artistas”, os “sujeitos das ações”, são nossos congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, são gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos de várias procedências de nosso Estado. É sobre eles que se ajustam os focos. E a parceria que se estabelece com as prefeituras para sua realização tem feito estreitar os vínculos das administrações locais com as expressões culturais mais espontâneas de suas regiões, fazendo o intercâmbio e a interação entre os grupos nas festas, fato tímido até então. Mais informação no site www.abacai.org.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Parceiros