Prefeitura dará início a Quinzena de Combate à Hanseníase no período de 15 a 22 de fevereiro

Prefeitura M. de Ourinhos 01/02/2016 - 18:50:34 Cidade

No último domingo do mês de janeiro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em decorrência desta data tão importante a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará uma quinzena de combate à doença atividades de busca ativa de casos suspeitos da doença no período de 15 a 22 de fevereiro nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Com o slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção e minimizar os sofrimentos causados pelas sequelas resultantes do diagnóstico tardio e da falta de acompanhamento adequado.

Continua depois da Publicidade

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por um micróbio que atinge principalmente a pele e os nervos. Quando não tratada causa incapacidade física grave.

A transmissão ocorre principalmente por meio das vias respiratórias, quando a pessoa infectada libera o bacilo no ar, pela tosse, espirro, fala ou bocejo. A infecção acontece quando se convive muito tempo com o doente sem tratamento. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente, embora muitos pensem assim.

É importante conhecer a doença e estar atento aos sintomas. Alguns deles são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, a dor, ao tato, caroços e inchaços pelo corpo.

O tratamento da hanseníase é totalmente gratuito e disponível nas unidades de atenção básica do SUS. As deformidades físicas podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

A hanseníase tem tratamento e tem cura!

Publicidade

Parceiros