Trabalho da Secretaria de Saúde é premiado pelo 3º Ano Consecutivo no Congresso de Secretários Municipais de São Paulo

Prefeitura M. de Ourinhos 20/04/2016 - 00:33:54 Cidade

Dos 538 trabalhos inscritos no Estado, Ourinhos ficou entre os 10 premiados

 

Continua depois da Publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo, Ourinhos conquistou o VI Prêmio David Capistrano pelo trabalho de “Internação Compulsória Resultado do processo de desinstitucionalização ou uma inserção da judicialização nas políticas públicas de saúde mental?”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, de autoria do farmacêutico Maurício Massayuky Nambu e da psicóloga Rita de Cássia Rosa Calegaro.

 A escolha ocorreu durante o XXX Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosemssp) “SUS e o direito à Saúde: política pública com qualidade e sustentabilidade” realizado de 13 a 15 de abril, no Palácio das Convenções do Anhembi.

         Dos 538 trabalhos inscritos no Estado, dez foram premiados.
Além de Ourinhos, foram premiadas Guarulhos, Ribeirão Preto, São Paulo, Santo André, Americana, Pompeia, São José dos Campos, Lucianópolis e Franco da Rocha.

A Prefeita Belkis Fernandes comemorou a premiação pelo terceiro ano consecutivo. “Para nós é um motivo de muito orgulho e satisfação ter ficado entre os 10 melhores entre mais de 500 projetos inscritos. Isso revela a qualidade dos profissionais da nossa Secretaria de Saúde”, concluiu.  

         De acordo com o Secretário de Saúde André Mello o trabalho tem grandes possibilidades de ser selecionado também para ser apresentado no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). “Isso demonstra o resultado do incessante trabalho da saúde, que tem resultado em diversos beneficios para nossa população”, destaca.

 

 

         O Congresso de Secretários Municipais de São Paulo é evento reconhecido como um dos mais importantes fóruns de debates sobre saúde pública em nosso país.          Além dos trabalhos apresentados, o Congresso objetiva capacitar profissionais que trabalham com Saúde Pública. Um dos temas de grande relevância abordado no evento foi a Epidemia de Dengue, ZikaVírus e Chikungunya: desafios para prevenção e assistência.

         Os técnicos da Secretária de Saúde participaram dos cursos e rodas de conversa oferecidas durante o Congresso, tal como representando o município na exposição dos trabalhos selecionados.

         Além do trabalho premiado, Ourinhos inscreveu mais quatro  trabalhos:

        

1 – Roda de Conversa - autora Psicóloga  Rubiane Mostazo e Rodrigues e enfermeira Andréia A P Miyasato.

2 – Programa do Adolescente – autora Enfermeira Joyce Vanessa Ferreira e outros.

3 – Perda de Peso: em busca da qualidade de vida – autora Psicóloga Rubiane Mostazo Rodrigues e outros.

 4 – Comparativo entre Internação Hospitalar e Serviço de Atenção Domiciliar em um Tratamento Terapêutico Medicamentoso: estudo de caso  – autora Drª. Kátia Faria Alves de Azevedo e outros.

        Retrospecto de prêmios 

         Em 2010, o município foi premiado no 24º Congresso de Secretários Municipais com o 2º melhor trabalho “Padronização Regional de Medicamentos Anti- Hipertensivo e Antidiabéticos nos municípios da  microregião de Ourinhos”

         Em 2014, foram selecionados 04 trabalhos: Projeto Agente Mirim Unidade de Saúde da Família Pacheco Chaves, Hipertensão Arterial, Pelos Caminhos da Intersetoriedade: projeto Saúde na Escola e Oficina de Rádio “Rádio Pangaré Metropolitana”, sendo este último o trabalho premiado.

         Em 2015, Ourinhos apresentou 4 trabalhos: Programa Saúde do Bebê, Artesanato e Saúde, Horta Comunitária e Judicialização da Saúde “Um retrato da demanda de medicamentos em município de médio porte no estado de São Paulo”, este trabalho foi premiado com o prêmio David Capristano, escolhido entre mais de 600 trabalhos inscritos.

Publicidade

Parceiros