SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVERÁ 1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Prefeitura M. de Ourinhos 07/04/2011 - 14:28:45 Cidade

Na próxima terça-feira, 12, será promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CONDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ourinhos, o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica, cujo evento acontecerá no auditório da Faculdade Estácio de Sá. O objetivo do Seminário é proporcionar um espaço de discussão e avaliação sobre os avanços e dificuldades encontrados no sistema comum de ensino e também o papel das escolas especiais neste contexto. O Seminário será dividido em 4 eixos de discussão: Estrutura, Socialização, Aprendizagem e Satisfação. O evento terá a participação de professores, especialistas da área de educação, pessoas com deficiência e de familiares que estejam envolvidos nesta experiência, garantindo assim uma visão real dos que vivem a questão diretamente.

Direitos das Pessoas com Deficiência

A Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência defende, nos princípios gerais, a participação da pessoa com deficiência intelectual nessas discussões, em que diz “o respeito pela dignidade inerente, independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas e autonomia individual.” Além de garantir que as pessoas com deficiência recebam o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.

Inscrições para o Seminário

Os interessados em participar do Seminário devem efetuar a inscrição enviando os seus dados para o e-mail: condef-ourinhos.sp@ig.com.br, até a próxima segunda-feira, 11, ou na APAE, localizada à Rua 03 de Maio, nº 528, Vila Margarida. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3302-6200.

Publicidade

Parceiros