PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA CONTRA DENGUE NO CEMITÉRIO E REMOVE CENTENAS DE CRIADORES DO MOSQUITO AEDES AEGPYTI

Prefeitura M. de Ourinhos 07/04/2011 - 23:26:05 Cidade

Prefeito Toshio pede que as pessoas que cuidam das lápides de seus familiares retirem os vasos, maior foco de larvas do mosquito no local

Durante esta semana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com apoio das demais Secretarias Municipais envolvidas, está promovendo um mutirão de limpeza, numa ação de “guerra” contra a Dengue na região do Cemitério Municipal que abrange os seguintes bairros: Vila Marcante, Barra Funda, Jardim Itajubi, Jardim do Sol, Jardim Guaporé, Jardim Flórida, Vila Christoni,Vila Nova Sá, Vila Perino e Vila São Luiz. Na quinta-feira, 07, o Prefeito Toshio Misato acompanhado pelo Vereador Flávio Luís Ambrozim, os Secretários de Serviços Urbanos, Aparecido de Jesus Bruzarosco e da Saúde, Lúcia Tutui e a Chefe de Controle de Vetores, Ingrid de Guimarães Camargo, esteve no Cemitério Municipal para verificar de perto o trabalho de limpeza e de remoção dos criadouros e fez um apelo à população ourinhense. “É preciso que cada ourinhense, faça do quintal da sua casa, uma trincheira na “guerra” contra a Dengue e verifique semanalmente, todos os locais em que possam ser formados criadouros do Aedes aegypti. Apenas com participação de toda população, a Prefeitura poderá ajudar Ourinhos a vencer esta guerra e nos ver livres do risco de vivermos um epidemia de Dengue na cidade”, ressaltou. Toshio disse ainda, que é muito importante a conscientização daquelas pessoas que cuidam das lápides dos seus familiares no Cemitério. “ Nós vimos aqui hoje, a quantidade imensa de vasos que foram retirados, pois estavam cheios de focos das larvas do Aedes. Portanto, é de suma importância que as pessoas que costumam colocar estes vasos sob as lápides de seus parentes e amigos, os retirem e mesmo aqueles que são fixos, também sejam retirados, pois hoje, temos uma obrigação muito maior, que é zelar pela saúde e pela vida de toda à população”, alertou.

Limpeza e remoção de criadouros no Cemitério

Durante a ação de limpeza e remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, no Cemitério Municipal, os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos encontraram centenas de focos nos vasos deixados sob as lápides, segundo o Secretário Aparecido de Jesus Bruzarosco. “A cada 5 vasos verificados, 3 tinham focos das larvas do Aedes aegypti, ou seja, constatamos que o maior foco existente no Cemitério, eram os vasos. Por isto, nós os retiramos, deixando apenas aqueles que são fixos, enchendo-os de areia”, explicou.

Retirada dos Entulhos

No mutirão de limpeza nos bairros, além de realizar a roçada e capina das áreas verdes, a limpeza das guias e do meio fio e dos terrenos particulares, cujos proprietários foram notificados e não regularizaram sua manutenção, a Secretaria de Serviços Urbanos também está fazendo a retirada de materiais que possam servir como criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a Prefeitura mapeou os locais de maior incidência de casos positivos de Dengue, neste ano de 2011 para definir os bairros do mutirão e verificou que nesta região, estão 105 dos 193 casos registrados na cidade até o dia 06 de abril, ou seja, quase 60% do seu total.


Publicidade

Parceiros