Vereador Caio Lima propõe Projeto de Lei para combate à violência no ambiente escolar

Assessoria 01/06/2017 - 13:19:10 Cidade

Entrou em trâmite na Câmara Municipal de Ourinhos, o Projeto de Lei nº 35/17, de autoria do vereador Caio Lima (PSC), que instituiu a Semana de Combate à Violência no Ambiente Escolar. O objetivo é realizar ações para conscientizar alunos, pais, professores, diretores e toda a sociedade sobre a importância da prevenção à violência e o resgate dos valores essenciais de cidadania dentro da escola.

Caio ressaltou a importância do Projeto, que após a 17ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 29, seguiu para as comissões, para que depois dos pareceres entre em votação.  “Conto com o apoio de todos os vereadores para a aprovação do projeto. Esse é um assunto muito importante, que antes costumávamos ver e ouvir em outras cidades, mas hoje é uma realidade ourinhense, tanto é que, há poucos dias, foi destaque na imprensa local a situação de uma aluna de 15 anos, que foi esfaqueada dentro de uma escola. Na verdade, esse exemplo é um entre tantos que já aconteceram nos últimos tempos e é muito importante que estejamos atentos e preocupados”.

Continua depois da Publicidade

O vereador destacou a relevância do papel do professor. “São herois, precisam de valorização e muitos relatam as violências sofridas na escola, violências morais, intelectuais e físicas. Nós enquanto Poder Legislativo temos a responsabilidade de levantar essa bandeira contra qualquer tipo de violência nas instituições de ensino”.

A proposta é que a Semana de Combate à Violência no Ambiente Escolar aconteça todos os anos, no período de 07 de abril. “Precisamos resgatar valores, como o respeito, a solidariedade e a disciplina, que são essenciais ao convívio no ambiente escolar. O Projeto de Lei visa conscientizar toda a sociedade, valorizar os professores e repudiar a violência”

Caio contou também que um estudo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) revela o tempo gasto pelo professor para manter a ordem na sala de aula e essa realidade torna o Projeto de Lei Municipal ainda mais relevante. “É um tempo gigantesco perdido por causa da indisciplina, tempo que o professor estaria ensinando. Temos todos que nos colocar na pele dos educadores para juntos valorizarmos todo o ambiente escolar de forma concreta, não aceitando nenhum tipo de violência, dando um basta. É inadmissível, por exemplo, aluno levar faca para a escola. Toda a sociedade precisa se conscientizar”, finalizou.

Publicidade

Parceiros