Ourinhos recebe Prêmio estadual por campanha contra tuberculose

assessoria 23/03/2018 - 12:31:17 Cidade

Ourinhos foi a única das 62 cidades que compõem a regional de saúde de Marília a receber a honraria.


         A Secretaria Municipal de Saúde foi premiada pelo Governo do Estado por alcançar as metas em campanha contra tuberculose promovida na cidade entre os dias 5 e 19 de março.

Continua depois da Publicidade

         Segundo a Secretária de Saúde Cássia Palhas, o prêmio é fruto da política de saúde implantada em Ourinhos pelo Prefeito Lucas Pocay, que instituiu a humanização no atendimento aos pacientes e rapidez no diagnóstico de doenças.

         A campanha no mês de março fez a busca ativa de pacientes com tuberculose. “Pessoas com tosse há mais de três semanas, nós coletamos e mandamos fazer exame. Tuberculose tem cura, por isso temos feito durante todo o ano, especialmente em março, com busca ativa desses pacientes”, destaca Cássia.

         A meta este ano era coletar pelo menos 20 amostras de cada uma de nossas 17 unidades mais o Caps AD e Caps II. Cobramos os funcionários para que localizassem os pacientes com os sintomas da doença, para que pudéssemos tratar. O Estado de São Paulo premia os municípios que cumprem a meta. Estamos contentes porque desde o ano passado, quando o Prefeito Lucas impôs uma nova forma de atendimento à saúde, nós elaboramos uma ação integrada de toda a Secretaria, desde à atenção básica até a vigilância à saúde”, declara Cássia.

         Entre os dias 05 e 19 de março todas as unidades de saúde de Ourinhos promoveram a primeira fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose. Durante a ação foi oferecido gratuitamente à população exame laboratorial do escarro, raio X, entre outros procedimentos.

         “O objetivo é prevenir e diagnosticar precocemente a tuberculose pulmonar. Por isso, essa intensificação em todos os postos de saúde do município”, diz Cássia.
        
Pessoas com os sintomas da doença devem comparecer à unidade de Saúde mais próxima para a realização de exames. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais rápida é a cura. Os sintomas da tuberculose são tosse com persistência por duas ou três semanas, febre com sudorese e calafrios noturnos, perda de apetite e emagrecimento.

         A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria também conhecida como bacilo de kock, que além dos pulmões também pode afetar outros órgãos como pele, rins, linfonodos e cérebro pela disseminação da corrente sanguínea.

         A doença é transmitida pela presença da bactéria no ar, quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou fala próxima a outras pessoas. Idosos, diabéticos, população de rua, alcoólatras, portadores do vírus HIV, população carcerária, pessoas em moradia de condições insalubre, pessoas em tratamento com quimioterapia estão mais propensos a pegar tuberculose. Segundo a Secretária, a prevenção é feita no primeiro mês de vida de todo ser humano por meio da vacina BCG.         

Publicidade

Parceiros