P.A. da Cohab atende mais de 60 mil pacientes no primeiro ano de funcionamento

Assessoria 03/07/2018 - 15:09:24 Noticias

O Prefeito Lucas Pocay implantou o Pronto Atendimento da COHAB até às 24h, que hoje é referência em qualidade.

         O P.A. (Pronto Atendimento) até às 24 horas da Cohab completou dia 26 de junho um ano de funcionamento, atendendo mais de 60 mil pacientes. Criado para desafogar o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e atender a população de bairros mais distantes, o P.A. da Cohab atende cerca de 5mil pessoas por mês, vindos dos bairros Cohab, Vila Odilon, Vila Musa, Itamaraty, Pacheco Chaves, Nossa Senhora de Fátima, Santa Felicidade, entre outras regiões adjacentes.

Continua depois da Publicidade

         O funcionamento ocorre em dois períodos; das 7h às 13h, e das 18h até a meia noite. Pela manhã trabalham dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro e um médico. À noite, três auxiliares, um enfermeiro e dois médicos clínicos.

         Segundo a coordenação da unidade, o tempo médio de atendimento de cada paciente é de 40 minutos. Ao chegar no P.A., o usuário faz seu cadastro, passa por uma triagem sob os cuidados de uma enfermeira e, na sequência, é chamado para a consulta com um médico. Dependendo do diagnóstico o paciente é medicado no local e fica em observação até receber alta médica. Em casos mais graves ou complexos, é encaminhado para o UPA ou Santa Casa.

         O aposentado Adão Estevam Pinheiro precisou quinta-feira (28), pela primeira vez, de um atendimento no P.A. da Cohab. Morador do Jardim Itamaraty, Adão acha excelente poder passar por atendimento próximo à sua casa.

         “Gostei muito de vir aqui hoje. Acho a UPA longe da minha casa. Sem contar que aqui foi rápido o atendimento e fui bem recebido”, relata.

         A dona de casa Maria Piedade Nascimento Ferreira também precisou utilizar os serviços do P.A. da Cohab e faz elogios.

         “Hoje foi a primeira vez que passei, mas toda a minha família faz uso aqui do P.A. da Cohab. Moramos aqui perto e para nós é uma facilidade e tanto. Com esse aniversário quem ganha não é só a Saúde, mas toda a população”, afirma.

         A Secretária de Saúde Cássia Palhas ressalta que a unidade tem grande aceitação dos ourinhenses e cumpre o papel de oferecer um atendimento mais humanizado para a população.          “Mês a mês percebemos que vem aumentando o número de pacientes no P.A da Cohab. Isso significa que as pessoas têm entendido a proposta da gestão do Prefeito Lucas Pocay. Aqui o paciente é bem atendido desde o funcionário que o recebe para a triagem, enfermeiro, médico até mesmo para o caso de necessitar de um exame e pegar medicamento, ou seja, o atendimento é o mesmo que nos outros postos de saúde básica e até nos outros prontos atendimentos”, explica.

         Ela ressalta que um dos objetivos da implantação do P.A. da Cohab também é ser uma alternativa para desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Temos sempre reforçado para a população que a UPA é uma unidade de emergência e urgência, ou seja, casos graves. Orientamos sempre a população fazer uso do P.A. da Cohab ou do Postão Central para casos médios e leves para que a gente consiga desafogar o grande número de atendimentos que são realizados lá, já que dados mostram que dos 9 mil casos que passam mensalmente lá, apenas 5% tratam-se de casos de urgência e emergência”, fala.

Publicidade

Parceiros