PROJETO DE LEITURA, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROMOVE VISITA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL À AGÊNCIA DOS CORREIOS

Prefeitura M. de Ourinhos 10/05/2011 - 10:48:59 Cidade

Em continuidade ao “Projeto de Leitura”, implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para os alunos do 6º ao 9º ano das EMEF's (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “Profª Amélia Abujamra Maron”, “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, os alunos do 7º ano da EMEF Racanello visitaram no último dia 26, a Agência dos Correios onde, além de conhecer as dependências e o funcionamento da agência, postaram uma carta à Escritora Lygia Bojunga. A professora Edilaine Cristina do Nascimento Honjoya desenvolveu um trabalho a partir do livro “Tchau”, de Lygia Bojunga Nunes. Nesse trabalho, a professora além de trabalhar a leitura, discutiu com os alunos sobre o valor da amizade, do amor e do ciúmes, conflitos que envolvem o mundo das famílias. Além da exploração textual, o trabalho foi finalizado com a produção de uma carta à escritora do conto, a qual a sala aguarda o retorno.

História do Livro

O livro “Tchau” conta a história de uma mulher (a mãe) que decide se separar do marido e dos filhos para ir embora com outro homem. Segundo a professora Edilaine, os alunos se identificaram com o conto em função do tema (separação dos pais) que é vivenciado por muitos jovens e crianças na sociedade atual. “Alguns alunos ficaram indignados com a postura da mãe, enquanto outros disseram ser normal, que acontece no mundo real”, relatou a Profª Edilaine.

Visita à Agência dos Correios

A Coordenadora de área de Língua Portuguesa, Letícia Rarek Conceição, que acompanhou a visita dos alunos, relatou que o trabalho promovido pela professora abarcou os conteúdos propostos para o ensino da leitura e produção escrita, e ainda contribuiu na preparação desses alunos para as avaliações externas: Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e Prova Brasil, que a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos participa. O gênero carta, trabalhado pela professora com a turma foi cobrado nos dois últimos anos do SARESP para o 7º ano do Ensino Fundamental. Atendendo determinação do Prefeito Toshio Misato, de proporcionar um ensino público de qualidade aos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino, a leitura e a escrita são trabalhadas com prioridade, não só na disciplina de Língua Portuguesa, como também nas demais. É a decodificação que leva a real interpretação e o entendimento do que está escrito. A Secretaria Municipal de Educação parabeniza os profissionais da Educação, os alunos envolvidos e à Agência dos Correios pelo recebimento e acolhimento dispensado aos discentes.

Publicidade

Parceiros