REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OURINHOS PARTICIPAM DO I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BULLYING EM SP

Prefeitura M. de Ourinhos 11/05/2011 - 13:17:08 Cidade

No último dia 03, a Coordenadora Pedagógica do Projeto “A Cultura da Paz”, Eliana Gomes da Silva e a Psicopedagoga Marta Augusta Lima, da Secretaria Municipal de Educação, representaram a cidade de Ourinhos durante o “I Simpósio Brasileiro sobre Bullying”, realizado em São Paulo. O evento reuniu especialistas renomados das áreas educacional e jurídica, que proferiram palestras sobre o assunto. Cléo Fante, autora do livro “Bullying: intimidação no ambiente escolar e virtual”, abordou o tema com o propósito de identificar e encaminhar os casos de bullying e como promover no espaço escolar a cultura da paz, esclarecendo as diferenças entre bullying e brincadeiras agressivas. Na palestra seguinte, Sônia Makaron, psicanalista e diretora do jornal “Jovem”, afirmou que “temos que estar atentos para não confundir eventos esporádicos de brigas entre colegas com o Bullying, e por outro lado, não transformar o Bullying em brincadeira. Trata-se de um fenômeno que exige a atenção dos pais, dos educadores e da sociedade como um todo. Faz-se necessária a implementação de políticas públicas que estimulem o envolvimento de todos com o assunto”. A advogada Drª Juliana Abrusio por sua vez, abordou em sua palestra, o tema “Cyberbullying e os riscos da internet”, esclarecendo as formas de utilização de ferramentas para a prática do bullying, os modos de manifestações, as consequências nas vítimas e autores. Além disso, também falou sobre as estratégias de atuação para as escolas enfrentarem e prevenirem o bullying.

Assédio Moral no Trabalho

Durante o Simpósio, também foi realizada uma palestra sobre o assédio e a violência moral no trabalho, proferida pela médica Drª Margarida Barreto, autora dos livros “Assédio Moral no Trabalho” e “Violência, Saúde e Trabalho: uma jornada de humilhações”.

Projeto “A Cultura da Paz”

A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Projeto “A Cultura da Paz”, desenvolve no período de contraturno das aulas, oficinas de grafitagem, teatro, vídeo, palestras, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as famílias e a sociedade para a existência do problema e suas consequências, pois a prática do bullying não está restrita apenas ao espaço escolar. A participação dos profissionais da Secretaria de Educação no Simpósio, teve como objetivo, somar conhecimento na busca da conscientização sobre este mal que atinge milhares de crianças e adolescentes em todo o Mundo.

Publicidade

Parceiros