MOTOS COM ESCAPAMENTOS ABERTOS INFERNIZAM POPULAÇÃO OURINHENSE.

da reportagem 07/05/2019 - 09:12:03 Noticias

PM esclarece que autuação depende de abordagem ao motociclista infrator.

Moradores da Av. Miguel Cury reclamam do excesso de ruídos provocados por algumas motocicletas.
Em conversa com uma moradora da referida Avenida, é comum ter que recorrer aos quartos que ficam mais ao fundo do imóvel quando quer ter o mínimo de sossego e silêncio.
Apesar de também reclamar de alguns carros, ela é taxativa ao afirmar que o grande vilão da sua tranquilidade são as motos, muitas delas com o escapamento modificado, que correm a toda velocidade, provocando um barulho ensurdecedor.

Continua depois da Publicidade


'Minha sala é muito bonita, mas tenho que ficar no quarto. É o único lugar em que consigo ler, ver televisão. Na sala, o barulho é impressionante. É muita falta de educação.
O uso de escapamentos ocos, comumente chamado de abertos, aumenta ainda mais o ronco dos motores e a perturbação aos moradores.


Em Ourinhos, os motociclistas barulhentos dificilmente são punidos, já que, visualmente, e com o veículo em movimento, o escapamento adulterado não é tão facilmente identificável.
A Polícia Militar explica que a autuação pelo uso de escapamentos adulterados só pode ser feita mediante abordagem. Não cabe, portanto, a utilização de decibelímetros ou mesmo a aplicação de multa por som alto com base na Resolução 624, que começou a vigorar em 2016.
'Esta resolução permite que o PM faça a autuação ao verificar o som do lado externo do veículo, sem a necessidade de uso do decibelímetro. Mas ela se aplica somente para equipamentos de som automotivos e não para outros ruídos provocados pelo veículo', explica.
DESCARGA DIRETA


Da fábrica, o escapamento das motos vem originalmente com todo um sistema de diminuição de ruído e poluição. Para provocar um ronco mais intenso, muitos proprietários procuram oficinas para retirar o dispositivo que abafa o ruído do motor, chamado de 'miolo', deixando apenas o cano.
Nesse caso, a descarga, tanto de gases poluentes quanto do som do motor, é direta. Trata-se de uma prática comum em Ourinhos, que também perturba o proprietário de uma loja de vestuário, localizada na área central de Ourinhos.


'Quando essas motos passam, a gente não consegue nem conversar com o cliente no telefone. E é algo que acontece todo dia e incomoda não só a mim, mas a todos os estabelecimentos vizinhos. De quatro anos para cá, parece que a situação piorou. As pessoas não têm educação', comenta.
Outro local que gera muita reclamação é na Av. Antônio Almeida Leite, no Jd Paulista. É flagrante as motos com escapamentos abertos transitando pelo local.
A ausência do miolo ou do abafador é infração considerada grave e gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
O perfil majoritário dos motociclistas flagrados com escapamentos modificados é de homens jovens e que gostam de alta velocidade.
'Tem aqueles que, em vez de usar escapamentos cortados ou abertos, optam por trocar o escapamento original por um modelo esportivo. Neste caso, se estiver em perfeitas condições, com abafador e sem descarga livre, a utilização é autorizada'.


MAIOR CONTROLE
E os motociclistas que insistem em utilizar escapamentos modificados terão, em breve, uma dificuldade a mais para burlar a fiscalização. É que, no ano passado, o Contran publicou a Resolução 716, que irá retomar a inspeção técnica veicular, suspensa desde 1999.
O prazo para o Detran implantar o programa é 31 de dezembro de 2019. A partir de 2020, então, todos os veículos deverão passar pela inspeção a cada dois anos, sendo a medida pré-requisito para efetuar o licenciamento anual. E, entre os critérios, o veículo será reprovado se não passar com êxito pela inspeção de controle de emissão de gases e ruído.

OUÇA A WEB RÁDIO REPÓRTER NA RUA!

Publicidade

Parceiros