Integrantes dos setores de Hemoterapia e Ortopedia da Santa Casa de Ourinhos são destaque com trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia

assessoria 02/12/2020 - 00:16:56 Noticias

A Santa Casa de Ourinhos é referência em atendimento à saúde. Nos últimos anos, vem se firmando também como um hospital-escola e um centro de ensino e pesquisa com produção científica sólida e reconhecida no meio acadêmico.

Recentemente, foi apresentando um trabalho no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia avaliando o perfil de reservas de hemocomponentes para cirurgias de fratura de fêmur, que são realizadas na Santa Casa. A arguição foi on-line e os autores foram Dra. Juliane Campos e Dr. Paulo Novita do setor de hemoterapia e  Dr. Rafael Motta, Dr. Rodrigo de Carvalho e Dr. Vinícius Rodrigues integrantes do corpo clínico da Ortopedia.

Continua depois da Publicidade

“Neste trabalho, levantamos as quantidades de hemocomponentes reservados e comparamos com a quantidade efetiva de transfusão, de acordo com o tipo de abordagem cirúrgica e o material ou prótese utilizada pela equipe da ortopedia no procedimento. A apresentação desse painel chamou atenção pela forma com que avaliamos os dados estatísticos, conseguindo evidenciar os tipos de cirurgias de correção de fratura de fêmur e os tipos de materiais que mais demandam necessidade transfusão para os pacientes atendidos na Santa casa de Ourinhos em um período de dois anos”, explicou Dra. Juliane.

Além disso, foram levantados os custos envolvidos no processo e traçado novos protocolos de reserva cirúrgica, garantindo o melhor gerenciamento de estoque de sangue, segurança transfusional para os pacientes e também para a equipe cirúrgica, sem contar a redução de custos para o hospital e melhor qualidade no serviço prestado.

“Escolhemos este trabalho pelo impacto interessante que o mesmo tem em nossa rotina interna, pelo bom relacionamento e comunicação que temos com o setor de ortopedia e pela necessidade de redução de custos sem interferir na qualidade de nossos serviços.

Todos os anos enviamos trabalhos para o Congresso, faz parte de nosso projeto de produção científica interna. Este ano, casamos o cronograma científico da agência transfusional com a necessidade dos médicos residentes do último ano de ortopedia em realizar um trabalho importante, que pudesse ser utilizado como diferencial no processo da obtenção de título de especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. O artigo na íntegra está sendo trabalhado e será submetido a publicação em uma revista internacional sobre transfusão de sangue”, destacou.

O médico ortopedista Dr. Rafael Motta também falou sobre a importância da participação no Congresso. “Com o desenvolvimento desse trabalho foi criado um protocolo que otimiza a transfusão, diminuindo o risco do paciente e também o custo para a Santa Casa. Isso mostra as ações de qualidade que estão sendo feitas dentro da Santa Casa, o comprometimento dos colaboradores em relação à melhoria no atendimento e aprimoramento de técnicas. É um reconhecimento que divulga a Santa Casa no meio médico e em toda a área da saúde”.

Publicidade

Parceiros