GESTANTES E BEBÊS INFECTADOS POR COVID SERÃO ACOMPANHADOS EM OURINHOS

assessoria 03/03/2021 - 12:11:08 Cidade

Desde o início do mês, Ourinhos teve o conhecimento de que seria o primeiro centro de testagem da América Latina, de um dispositivo que, por meio da análise de apenas uma gota de sangue, permitirá a avaliação dos impactos da COVID-19 em cada paciente.

A iniciativa reúne profissionais do renomado Imperial College London, na Inglaterra, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, e da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, cidade também situada no interior paulista. Além disso, o trabalho  será desenvolvido em países como Polônia, Espanha e Itália.

Continua depois da Publicidade

Durante a manhã desta sexta-feira (26), mais uma etapa do estudo foi divulgado em uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Misericórdia e Hospital COVID.

Gestantes infectadas pela COVID-19 também terão material coletado para análise, como o material perinatal (placenta, leite materno e sangue de cordão), que após as primeiras horas do parto serão coletados, armazenados em biorrepositório e posteriormente  enviados para análise. Assim como o material do recém-nascido será colhido e analisado para avaliar o impacto da COVID-19 imediato, médio e longo prazo.

O estudo chamado “NONA-COVID-19” tem o objetivo de armazenar amostras de extrema importância para estudos futuros voltados para compreender a fisiopatologia da doença, detectar qual o real impacto da COVID-19 na saúde materno infantil, tendo em vista que o vírus traz alterações cardiovasculares, respiratórias aos pacientes infectados, dentre outras, e também estudar novas oportunidades terapêuticas.

A pesquisadora Juliana Floriano, da UNESP de Botucatu ressaltou a importância do estudo abranger diversos públicos para saber quais são as reais consequências dessa pandemia “O estudo é inovador e extremamente benéfico à população. Precisamos entender qual o real impacto dessa doença para melhorar a qualidade de vida dos pacientes  e reduzir os custos com a saúde pública”.

Publicidade

Parceiros