Ourinhos possui uma das menores taxas de letalidade do Estado em comparação com outros municípios acima de 100 mil habitantes

Fabiane Minucci 23/04/2021 - 21:06:05 Noticias

De acordo com dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Ourinhos possui uma das menores taxas de letalidade do Estado (2,2%) em comparação a outros municípios do mesmo porte ou maior, acima de 100 mil habitantes.

A taxa de letalidade leva em consideração o número de mortes em relação ao total de casos do município. Em Jaú, por exemplo, cidade com 151 mil moradores, a taxa de letalidade é de 5%, maior que o dobro de Ourinhos. Em Assis, que tem 105 mil habitantes, taxa é de 3,2%; em Marília (240 mil habitantes), 2,4%; e em Presidente Prudente (230 mil moradores), 3,3%.

Continua depois da Publicidade

No ranking do Estado, Ourinhos possui porcentagem inferior a praticamente todas as cidade do mesmo porte ou maior, um reflexo das ações de combate à Covid na cidade, que têm ajudado a preservar a saúde e salvar vidas. O Hospital de Campanha do município é uma das ações efetivas que desde o início da pandemia foi mantido com recursos próprios.

No pico da transmissão do vírus, quando muitos municípios fecharam as portas dos hospitais, Ourinhos buscou recursos do Governo do Estado para conseguir manter o funcionamento, o que tem sido crucial para controlar a taxa de letalidade, uma vez que o sistema público de saúde no país está superlotado.

Nos próximos dias, o Hospital Covid passa a atender também como uma unidade de emergência para pacientes de coronavírus. Estão sendo feitas diversas adaptações, como a instalação de uma mina usina de oxigênio, para garantir o atendimento de pessoas com sintomas graves da doença. O objetivo é desafogar, ainda mais, a demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da Santa Casa de Ourinhos.

Publicidade

Parceiros