Prefeito Lucas Pocay e primeira dama Luana Alves visitam Centro de Apoio Psicopedagógico

da reportagem 21/03/2022 - 16:04:57 Cidade

O prefeito Lucas Pocay e a primeira dama Luana Alves estiveram na manhã de quinta-feira (17) no Centro de Apoio Psicopedagógico (CAPP) para acompanhar o trabalho desenvolvido e o processo de avaliação de alunos que demonstram dificuldades de aprendizado no ambiente escolar. Acompanham a visita o vice-prefeito Lucas Suzuki e o secretário de Educação Wilson Moraes.

O CAPP é um espaço onde é oferecido atendimento especializado para alunos que são encaminhados pelas escolas por apresentarem Déficit de Aprendizagem ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade  (TDHA). No Centro de Apoio, o médico responsável, o pediatra Dr. Éder Carvalho Souza, realiza uma série de avaliações dos jovens para que, a partir do diagnóstico, recebam um melhor atendimento pedagógico dentro da sala de aula.

Continua depois da Publicidade

Atualmente o Centro de Apoio Psicopedagógico atende um total de 193 crianças durante a semana, tanto das Redes Pública como Privada.

O prefeito Lucas Pocay falou da importância do CAPP e ressaltou que o objetivo da gestão é investir na melhoria do serviço. “Aqui nesse Centro vemos um trabalho forte da nossa Educação com crianças com alguma dificuldade de aprendizado. Já temos feito um levantamento e queremos ampliar este serviço para oferecer não só um atendimento para as crianças, mas também para as famílias. Temos quase 200 alunos atendidos aqui e nosso objetivo também é buscar um novo espaço com a inclusão de mais profissionais para oferecermos uma melhor atenção a essas crianças”.

O vice-prefeito Lucas Suzuki enfatizou que o CAPP tem sido fundamental para o desenvolvimento dos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizado em sala de aula. “Importante que o aluno passe por este processo quando tem alguma questão a ser observada na escola, para que a a partir disso, o professor, em sala, desenvolva um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que é uma adaptação do componente curricular para que o aluno atinja os objetivos de acordo com sua dificuldade”.

De acordo com o médico pediatra, Dr. Éder Carvalho Souza, destacou que o trabalho do CAPP tem proporcionado ótimos resultados para as crianças. “Existem diversas categorias de crianças e adolescentes que temos a oportunidade de acompanhar e é um trabalho é multiprofissional. É importante não medicalizar os problemas escolares, que são principalmente pedagógicos, e às vezes o médico pode colaborar com diagnósticos, intervenções, mas é importante também o trabalho das psicopedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, todos dentro da sua área de conhecimento, os quais contribuem para termos um resultado final positivo. Na nossa avaliação, o resultado tem sido agradável e queremos ampliar esse trabalho”.

Publicidade

Parceiros